[GUFSC] Saiu verba para o LabSec da UFSC

Douglas de Oliveira Mendes dom em inf.ufsc.br
Quinta Janeiro 26 08:32:45 BRST 2006

    Como integrante (na verdade saio no final do mês) do LabSEC,
participante do projeto que você citou (sofware aplicativo de autoridade
certificadora) e aluno da graduação (último semestre, iniciando agora a
pós), vou dar meu parecer.

    Concordo contigo que há pouca divulgação e é difícil ter acesso aos
laboratórios. Já reclamei muito disso para meus amigos. Os laboratórios
são certamente umas das melhores coisas de se estudar na nossa
universidade. Deveria ser mais fácil de participar, mesmo que não
ganhando bolsa (3 vezes eu tentei fazer isso durante a graduação e não
consegui). Boa sua idéia de grupos de discussão.

    Por outro lado, há, na página http://www.inf.ufsc.br (é feia mas é
útil), um link para "laboratórios", onde tem links para as home pages
dos laboratórios do departamento de informática. Dentre eles, o LabSEC
<http://www.labsec.ufsc.br/>. Lá há informação sobre os projetos e as
linhas de pesquisa.

    Todo semestre é feita uma apresentação dos laboratórios e das linhas
de pesquisas para os iniciadores do projeto de conclusão de curso
(apresentação aberta para todos).

    E na época da seleção de bolsistas para o projeto, o anúncio foi
divulgado para todos os alunos de computação e sistemas de informação e
vários foram entrevistados. 4 estagiários entraram no LabSEC sem
qualquer favorecimento, pois nenhum de nós 4 conhecia a pessoa que nos
selecionou e tínhamos pouco ou nenhum contato com os demais integrantes
do LabSEC.

    Aproveito pra citar que esse software de gerenciamento de
certificados que estamos desenvolvendo será GPL. No último FISL iria ser
feita uma apresentação sobre o projeto por um dos mestrandos envolvidos,
mas foi cancelada por não ter sido liberada verba pra essa viagem.

    Um pouco de marketing: o software está ficando muito bom. Estamos
caprichando. ;-)

Douglas