[GUFSC] Saiu verba para o LabSec da UFSC

vladimir em inf.ufsc.br vladimir em inf.ufsc.br
Quinta Janeiro 26 00:00:10 BRST 2006

Complementando:
Queria dar a notícia (fiquei contente ao ver a UFSC citada em uma pg do ITI) e
me perdi nos comentários.
Resumindo: Nossos LABS são muito sectários, muito enrustidos dentro da
estrutura universitária. Quase ninguém no ambiente acadêmico sabe o que eles
estão desenvolvendo e muitos nem tem idéia de que eles existem.
Agora imaginem que todos os LABS tivessem grupos de discussão, (é lógico que
eles não podem dar bolsas para todos os estudantes interessados nos seus
diversos projetos); que tivessem fóruns, home pages, enfim, que o que eles
pesquisam fosse aberto à comunidade (acadêmica e não acadêmica),
democratizando a informação (que afinal deveria ser pública, uma vez que
financiada pelo dinheiro público).
Tem LAB cuja página na internet não está hospedada na UFSC... O Portal da
UFSC não menciona nenhum LAB... Então fica fácil formar grupelhos;
restringir a informação a um grupo de iniciados ou mesmo usar a estrutura e o
financiamento  públicos para objetivos particulares.
Imaginem se o portal da UFSC tivesse links para todos os LABS e todos os LABS
tivessem seus portais com FAQS, Foruns, Grupos de Discussão....
A meu ver, falta transparência, difusão da informação e  garantias
suficientes de que o dinheiro público está sendo investido em prol da
comunidade.
Acho que, dentro dos objetivos do GUFSC, deveria também haver uma preocupação
(a nível de política), quanto à transparência e à usabilidade dos produtos
gerados pelos LABS, afinal, eles são financiados pela coletividade e, que me
lembre, não vi até agora um produto GPL produzido por tais LAboratórios.

Quoting vladimir em inf.ufsc.br: