[GUFSC] Gerando "core dump"

Adriano Winter Bess awbess em gmail.com
Sexta Janeiro 20 12:47:59 BRST 2006

Em 20/01/06, Rafael R Obelheiro<rro em das.ufsc.br> escreveu:
> [...]
> De uma olhada em http://aplawrence.com/Linux/limit_core_files.html

Estranho, a página deste artigo parece "quebrada". Tudo o que recebi foi

[an error occurred while processing this directive]

na parte do conteúdo principal.

> Se nao ajudar, mande dados adicionais (distribuicao, shell e saida
> de `ulimit -a').

Debian testing + bash 3.00.16(1)-release.

$ ulimit -a
core file size              (blocks, -c) 0
data seg size             (kbytes, -d) unlimited
file size                      (blocks, -f) unlimited
max locked memory   (kbytes, -l) unlimited
max memory size       (kbytes, -m) unlimited
open files                   (-n) 1024
pipe size                    (512 bytes, -p) 8
stack size                   (kbytes, -s) 8192
cpu time                      (seconds, -t) unlimited
max user processes    (-u) unlimited
virtual memory            (kbytes, -v) unlimited

Está evidente pela saída acima porque os arquivos de "core dump" não
são gerados: o limite máximo do tamanho destes arquivos é 0 (zero), e
de acordo com setrlimit(3), quando este é o caso, os arquivos
realmente não são gerados (o que, BTW, faz muito sentido).

A grande questão é: como pode o usuário normal alterar estes valores?
Ok, talvez seja necessário o administrador ajustar o valor máximo
permitido para os usuários, isto é perfeitamente compreensível (como
no caso do arquivo "/etc/security/limits.conf"). Mas o fato é que até
agora não consegui um "core dump" de um processo que não pertença ao
root.

> Se a maquina for aqui do DAS e aceitar logins via
> NIS, mande o endereco que eu tento dar uma olhada.

A máquina fica na empresa onde faço estágio, não no DAS. Mesmo assim
agradeço a disposição em ajudar ;)

Abraços,
Adriano
--