[GUFSC] Espelhos e mirrorws

Emerson Ribeiro de Mello emerson em das.ufsc.br
Quinta Agosto 3 06:49:43 BRT 2006

Vladimir, acho que na UFSC o problema eh organizacional.

Como o Mafra disse, se o DAS prove espelhos hj eh pq algumas pessoas
responsaveis pela rede o fizeram como forma de retribuicao.

Acho legal o DAS fazer isso mas nao acho que eh a maneira correta. Afinal,
a rede eh da UFSC. Pra mim quem deveria decidir se teriamos espelhos
dentro da UFSC seria o NPD e seria ele o responsavel por mante-los. Ou
existe outro orgao que eu desconheco?

Mas, manter espelhos eh o menor problema de gerenciamento de informacoes
dentro da UFSC. Olhe para os sítios web de cada departamento e verah que
realmente a UFSC eh uma terra sem lei[1], onde cada um faz oq achar melhor
(ou ateh onde o dinheiro levar). Em algumas (ou seria na maioria?) paginas
eh possivel notar que o logo 'UFSC' eh menos importante que o logo do
departamento.

Quer algo mais triste? Olhe para qualquer departamento que nao esteja
ligado ao CTC e me diga como eh o sistema de e-mail deles. :-D

Falando nisso, por curiosidade entrei na pagina do Edugraf[2]. Confesso
que soh fui saber que ele existia depois que vi que era um espelho do
Ubuntu.

A pagina estah bem bonitinha, mas se eu nao olhasse bem no rodape
umas letras pequenas em cinza, pensaria que o Edugraf era um orgao
completamento autonomo e nao possui qualquer relacao com a UFSC.

Claro, se hoje existe essa anarquia aqui na UFSC eh justamente por falta
de um orgao que esteja estritamente preocupado com o gerenciamento dessas
informacoes. Nao sei como eh realmente na UFPR mas pelo vejo o
gerenciamento de espelhos nao eh iniciativa de pequenos departamentos.
Tambem desconheco se a UFPR possui algo para gerenciar todo o sistema de
informacao da universidade.

[1] - http://www.ufsc.br/paginas/centros_ensino.php
[2] - http://www.edugraf.ufsc.br/

[]'s