[GUFSC] Klogo

heitor em dppg.cefetmg.br heitor em dppg.cefetmg.br
Sexta Abril 7 16:43:41 BRT 2006

Meu nome ´Heitor Garcia de Carvalho, atuo no mestrado em Educação Tecnológica do
CEFET-MG lecionando a disciplina Educação e Informática.
Tenho procurado durante alguns anos promover o uso da Linguagem Logo como um
excelente recurso para as escolas do ensino fundamental, médio e de graduação
para ensino de várias disciplinas, inclusive demonstrando o uso da Linguagem em
geometria  (Livro Turtle Geometry) e ciência da computação (livro em três
volumres Computer Science Logo Style)
Existe uma excelente versão do Logo para windows, gratuita, criada e divulgada
pelo NIED de Campinas liderado pelo prof. Armando Valente.
Também tenho estado promovendo o software livre através do uso de LInux (Fiz o
curso anos atrás inclusive com administração de rede).
Porém quando se chega a implantar o software livre na escola fundamental tem-se
quase que perder o trabalho de promover o LOGO. O problema não é a falta de uma
versão em português de LOGO para o ambiente Linux. Ela existe, é satisfatória e
disponível, o KLOGO.
Mas há um problema. No laboratório aqui do CEFET um dos alunos, certificador
Linux, gastou mais de uma hora para instalar o KLOGO em um ambiente Connectiva.
A dificuldade reside em que não há uma versão "pacote" e depois de fazer o
download é preciso procurar diversas biblliotecas (libray) e instalá-la.
Segundo ele me disse na distribuição Debian já haveria esse pacote.
Serã que alguém poderia ajudar para que se tornasse "automática" a instalação em
  ambientes Connectiva, Libertas, Redhat, etc..:
Obrigado,
Heitor