[GUFSC] Re: Capitalismo Selvagem (era: E a Sony decidiu trocar os CDs...)

Adriano Winter Bess awbess em gmail.com
Segunda Novembro 21 08:32:48 BRST 2005

On Mon, Nov 21, 2005 at 05:52:15AM +0000, Renan Noceti wrote:
> [...]
> trabalho, a gente começa a desconfiar que o
> capitalismo que governa essas políticas de empresas se
> preocupa com o lucro, não com as pessoas - tanto com o
> artista quando o comprador.

Na minha opinião isto sempre foi assim neste modelo de
sociedade/economia. Para as grandes empresas a _única_ coisa que parece
importar é o lucro a qualquer custo e "os fins justificam os
meios". Lucrar não me parece mau e afinal todo mundo precisa de
dinheiro para as necessidades básicas, o problema é quando o lucro fica
acima dos próprios valores morais e éticos da sociedade e se torna mais
importante do que o próprio ser humano.

Um ou dois meses atrás foi passado no CTC um documentário chamado "The
Corporation". Sugiro que quem não teve a oportunidade de assistí-lo
nesta oportunidade o faça uma hora destas. O documentário tenta mostrar
o poder das grandes empresas sobre as quais ninguém parece ter controle
e que ultrapassam _quaisquer_ barreiras na busca pelo lucro.

> Estou até començando a desconfiar daquela propaganda
> do Unibanco com famílias bonitas e "All you need is
> love" ao fundo.

Hehe, pura "balela". Mas o que me "conforta" com relação a isto, é que
como usuários/colaboradores/desenvolvedores de SL, nós somos parte da
"contra-cultura" deste modelo. E nós não precisamos de propagandas com
música e famílias bonitas para convencer os outros da nossa "causa",
nós o fazemos através do nosso próprio exemplo.

Abraços,
Adriano
--
Adriano Winter Bess