[GUFSC] Re: Linux 64bits?

Gleidson Echile Leopoldo gleidson em inf.ufsc.br
Sábado Novembro 19 12:52:57 BRST 2005

Renan Noceti escreveu:

> Vou aproveitar que você ofereceu a ajuda então...
> existe alguma distro/aplicações que você conheça
> atualmente no Linux que aproveitem o poder de
> processamento do Athlon 64?
>
> Em tempo, ainda que não existam, você saberia palpitar
> em quanto tempo aparecerão tais recursos? Se eu
> comprar um Athlon 64 agora, eu posso estar em - por
> exemplo - um ano, aproveitando "os 64 bits" do
> processador? O que você usa na sua máquina que tira
> proveito do mesmo?

Bem, primeiro vou dizer que estou respondendo pra lista pq vai que tem
mais alguém aqui que tenha um né =P. Mas vamos ao que interessa.

Como estamos falando de amd64... eu estou usando Ubuntu desde que
comprei mei micro, a 8 meses atrás, e estou bem contente. Já usei Debian
Sarge e Gentoo também. Gostei de ambos, mas adotei o Ubuntu como minha
distro principal e atualmente estou testando o FreeBSD como secundária.
E pra evitar discussões sobre distro... gosto não se discute, se lamenta =)

Não sei dar palpites, afinal não sou nenhum expert, e estou longe de ser
um, para isso. O que posso te dizer é que uso praticamente tudo que
preciso em 64bits. Já tem muita coisa, principalmente no mundo do sw
livre, em 64bits. Se está usando todo o poder do processador não sei te
dizer, mas espero que sim. As vezes tenho a impressão que as coisas
ainda não estão maduras pra 64bits, mas estão caminhando pra isso, visto
que os processadores 64bits da AMD vêm se tornando bem populares já.

Acho que vale a pena comprar um Athlon64. Por que?
* Porque ele roda 32 bits *também*. Então qualquer coisa, use em 32 bits
mesmo.
* R$. Paguei mais barato no meu Athlon64 do que num P4 que pedi orçamento.
* Futuro. Acho que 32bits vai começar a "sumir" das prateleiras com o
64bits tomando seu lugar =)

Desculpem aí o email meio grande, espero ter ajudado com minha opinião
sobre o assunto.

--
Gleidson Echile Leopoldo
giganttee <irc.freenode.net>