[GUFSC] Drivers de video (Era Dicas na hora de comprar PC?)

Gleidson Echile Leopoldo gleidson em inf.ufsc.br
Sábado Novembro 19 12:15:00 BRST 2005

Olha, vou falar minha experiência pessoal com os drivers da nvidia (os
proprietários).

Sempre usava eles numa boa, não ligando muito se eram proprietários,
desde que funcionassem bem. Só que as vezes meu xorg do nada
"congelava". Mouse não respondia, teclado não respondia... nada
respondia, mas o som que estava tocando no xmms continuava tocando.
Tinha que apelar para o *dedel* para reiniciar o pc.

Isso começou a me incomodar, afinal no Linux, travamentos não são tão
comuns como no Windows.
Comecei a ir atrás para ver o que poderia ser e todos me falavam a mesma
coisa: é o drive da nvidia (o proprietário).
Desinstalei ele e comecei a usar o *vesa* e depois o *nv* do Xorg. Não
tive mais travamentos.

Apesar de dizerem que os drivers proprietários são melhores, na minha
opinião e levando em conta que não jogo, prefiro os livres e estou
usando eles sem problema algum.

Inclusive até ouvi dizer que o pessoal do kernel não gostam muito disso
e incluvise alguns consideram ilegal os drivers da nvidia e tal. Só não
sei o pq, apenas ouvi dizer isso. Alguém poderia explicar melhor?

--
Gleidson Echile Leopoldo
giganttee <irc.freenode.net>