[GUFSC] Ensinando novatos

Alexandre Machado axmachado em gmail.com
Terça Maio 3 08:56:19 BRT 2005

Euclides

Já lecionei alguns anos para turmas iniciantes, alguns com
conhecimento prévio e outros que não sabiam nem onde ficava o botão de
ligar, misturados na mesma turma.

Esta não é uma situação fácil, pois vc. não pode assumir a priori o
quanto cada um conhece, e, o que é pior, o quanto cada um acredita em
idéias equivocadas a respeito do computador.

A primeira coisa a ter em mente é qual o seu objetivo e qual o
objetivo dos estudantes, e tentar aproximar estas duas metas. Se o
instrutor e os estudantes tiverem objetivos diferentes, com certeza o
aproveitamento não será o melhor possível.

Se a idéia é ensinar linux, o "Guia Foca Linux" é  um material
excelente, a pesar de eu achar que poderia ser mais didático.

Uma coisa difícil de fazer, mas importantíssima, é deixar os alunos a
vontade para fazer perguntas que eles mesmos consideram ridículas.

De que faixa etária são os alunos? Vc. sabe alguma coisa sobre o
perfil deles (profissão, interesses)?

Posso tentar ajudar um pouco... qualquer coisa, se achar que uma
discussão mais detalhada vai ficar "off-topic" na lista, me mande um
e-mail direto.

Alexandre

Alexandre Machado
axmachado em gmail.com