[GUFSC] Software livre e cco

Gustavo De Nardin gustavodn em gmail.com
Quinta Março 17 23:58:27 BRT 2005

On Thu, 17 Mar 2005 16:45:53 -0300, Alexandre Machado
<axmachado em gmail.com> wrote:
> Gustavo
>
> Achei interessante o seu comentário, mas acho que um ponto da sua
> argumentação é falho: o problema não está no fato do professor usar ou
> não software livre, mas dos alunos não se tornarem "criminosos"
> pirateando software para colocar em casa porque só é aceito o trabalho
> feito com determinada ferramenta. Ou seja, voltando ao seu exemplo do

  A universidade disponibiliza tal ferramenta em seus laboratórios. E
acredito que em alguns casos até para os alunos, para estudos. E
qualquer um pode desenvolver o trabalho usando Freepascal, e portar
para Delphi a versão final. Até aprenderia algo sobre portabilidade de
código. :D

> martelo, se o que o professor for cobrar é que o prego seja colocado,
> não importa se o professor usa o martelo da tramontina, que o aluno
> vai poder usar o martelo da black&decker. Porém, se for exigido que o
> aluno pregue com o martelo do professor, e que ele tenha prática
> nisto, o aluno que já tem um martelo black & decker vai ter que
> comprar um materlo tramontina.

  Vejo maisoumenos assim: se o professor disser "façam como quiserem,
eu me viro pra corrigir!" o problema (de aprender possíveis ambientes
de programação) é potencialmente de complexidade linear (para o
professor, em relação ao número de alunos); se o professor disser
"façam em XXyz 2.0!" o problema é de complexidade fixa. É como exigir
que artigos tenham tal formatação.

  Claro que o professor poderia usar o Freepascal ao invés de Delphi.
Talvez seria até melhor. Mas cada um tem seu gosto, e aí vários alunos
não-idealistas reclamariam de não estar se preparando "para o mercado
(Windows)", com o mesmo direito de quem reclama que não está usando
software livre.

  Talvez, ao ver que o professor desconhece a alternativa, seria
interessante mostrar-lhe, pelo menos como opção para desenvolvimento
em sistemas *nix, ou para quem não quer gastar com o Delphi, etc..

--
(null)