[GUFSC] Software livre e cco

Alexandre Machado axmachado em gmail.com
Quinta Março 17 09:17:31 BRT 2005

Olá Mateus

Pela minha experiência no departamento, poucos professores se
preocupam com software livre, e um número menor ainda se posiciona a
respeito. Acho interessante a possibilidade de trabalhar com software
livre e software proprietário (é importante ver os dois lados da
questão e ter mais argumentos para esta ou aquela opção).

O que eu acho complicado na UFSC, mas que consegui contornar com
alguns professores, foi a opção de não instalar software pirata em
casa. Assim, como não tenho licença de Windows, fica complicado quando
não existe alternativa com compatibilidade de formatode arquivos em
linux, e tenho que fazer os trabalhos nos laboratórios da
universidade, ou passar o maior trabalho para rodar o programa (com
licença acadêmica sem suporte do fabricante) em Wine.

O único professor que tenho visto incentivar o movimento de software
livre é o De Luca (pessoal, me avisem se tiver mais alguém... não
tenho tido tanto contato quanto gostaria com o movimento na UFSC).
Porém, tem um grupo de alunos aqui no GUFSC fazendo alguns trabalhos
em SW livre.

Quanto ao GUFSC, é um grupo muito legal, e sinto não poder estar
participando mais ativamente... acho que só consegui ir a uma reunião.

Alexandre

Alexandre Machado
axmachado em gmail.com