[GUFSC] Evolução do SL: problema com voluntários

Wagner Saback Dantas wagners em das.ufsc.br
Quarta Julho 6 14:38:01 BRT 2005

On Wed, Jul 06, 2005 at 12:28:13PM -0300, Gustavo De Nardin wrote:

> A dependência em voluntários está caminhando para o fim (se vai
> chegar, não afirmo), à medida que mais e mais empresas e profissionais
> baseiam seus negócios em, e dependem de software livre/aberto.
>
> Além do que, imagino que começa a ficar difícil querer ser
> "voluntário", a medida que se vê cada vez mais pessoas realmente
> trabalhando e ganhando dinheiro com software livre/aberto. ("Por que
> vou trabalhar de graça enquanto ele faz o mesmo ganhando dinheiro pra
> isso?")
>
> E tem a questão da qualidade. Para certas tarefas, (ex.
> [...]

Gustavo,

Acredito que o ponto voluntário sempre existirá, bem como existirão
oportunistas dos voluntários, bem como criadores de novas oportunidades.
Existem pessoas que fazem pela necessidade e compartilham, outras fazem
pela motivação financeira e, quiçá, compartilham; outros, pelos dois motivos e
até outros. Acho que a existência de voluntários está vinculada a uma
redundância de pessoas trabalhando, não ao fato de haver (ou possivelmente
haver) outras ganhando dinheiro em cima de trabalhos iguais aos que os
voluntários realizam. Se boa parte das pessoas trabalhassem juntas
voluntariamente, por exemplo, não haveria sobrecarga de trabalho pra ninguém
e, ao mesmo tempo, todas ganhariam o seu necessário dinheiro.

Embora seja sintomática a situação, não acredito que o voluntariado se acabe
por completo. A ajuda das corporações é relevante e é fato no mundo do
software livre (ou mundo do código aberto como elas gostam de tachar), mas não
é o seu cerne. Sem comunidade que inclua usuários e agrupamento de pessoas,
não somente instituições ordinárias, o software livre descaracteriza-se. A
força do movimento, assim como seus problemas estão nas pessoas. Esta é a
minha visão obviamente.

Quanto ao lance do security.debian.org, ao que li em sua lista, existem os
problemas da capacitação e da oportunidade.

É isso,
--
Wagner Saback Dantas
http://www.das.ufsc.br/~wagners