[GUFSC] Forca-tarefa : mini-curso

Alberto Xavier Pavim axpavim em das.ufsc.br
Segunda Julho 4 18:35:46 BRT 2005

Olá pessoal,

Gostaria até de aproveitar a oportunidade, já que a Kimie e o professor
Aguinaldo estão requisitando mão-de-obra para ajudarem em tarefas do
GUFSC e lançar uma idéia aqui na lista.

Estará acontecendo em Outubro em Florianópolis o 5o ENECA [1]. O evento
é direcionado em especial para o pessoal da área de engenharia de
controle e automação, porém, conta com a participação de muitos outros
estudantes da área de elétrica, mecânica, computação e produção de todo
o Brasil, devido a abrangência dos assuntos que são abordados no evento.
Se não me engano é a segunda vez que Florianópolis sedia o evento.

Conversei com o Wagner e com o José Bittencourt sobre a idéia de o GUFSC
ministrar algum curso dentro do evento, focando a área de software livre
aplicado na área de engenharia (ferramentas de desenvolvimento,
ambientes de simulação, desenho e modelagem 3D, documentação científica,
...). Acreditamos que seria uma excelente forma de divulgar o grupo e a
idéia do software livre em âmbito nacional. Mas para isto precisariamos
de gente com bom conhecimento na área para ajudar a elaborar uma
proposta legal e para ministrar o curso.

Estou propondo a idéia porque já estou elaborando, junto com outros
colegas do grupo S2i [2], um curso de processamento de imagens para o
evento, e achei que poderia ser interessante a participação do GUFSC no
evento também. Como eu conheço algumas pessoas da organização do ENECA,
eu poderia conversar com eles sobre a possibilidade de abrirem mais
cursos no evento. Se houverem interessados na idéia, poderíamos marcar
uma reunião do GUFSC para discutir a respeito do assunto, pois ainda tem
um tempo legal até outubro, quando seria o evento.

Os cursos terão duração de 4 horas e há a possibilidade de usar os
laboratórios do LIICT como infraestrutura para a apresentação.

Aguardamos a movimentação do pessoal na lista então.

Abraços,

Alberto Pavim

[1] http://www.eneca.com.br/
[2] http://s2i.das.ufsc.br/