[GUFSC] XFree86 não parte.

Adriano Winter Bess adrianob em das.ufsc.br
Quarta Março 10 13:00:02 BRT 2004

On Wed, Mar 10, 2004 at 11:10:02AM -0300, Antonio Carlos Ribeiro Nogueira wrote:
> Onde fica o log do XFree86? Fica no /usr/var/log? Mas não é muito
> grande?

Em geral fica em /usr/var/log, mas pode variar dependendo da
distribuição. Em geral não é muito grande.

>  Apropósito, o que faz este "acpi"? No meu estava inicialmente
> "acpi=ht". Eu é que mudei para "acpi=off" porque em muitos docs e
> manuais do Mandrake eles recomendavam fazer "acpi=off"

ACPI significa "Advanced Configuration and Power Interface" e foi
desenvolvido para subsituir o APM (Advanced Power Management). Do
sítio http://acpi.sourceforge.net:

"ACPI4Linux aims at integrating ACPI into the Linux kernel. ACPI (short
for "Advanced Configuration and Power Interface") is a standard that
defines power and configuration management interfaces between an
operating system and the BIOS. It is meant to supersede the older APM
standard (for power management) and provide a generic interface for
recognition and configuration of hardware devices."

Se o computador for relativamente antigo ele não deve possuir suporte
a ACPI e neste caso ele deve ser desabilitado, mas qualquer máquina
com 3 ou 2 anos (talvez até mais) deve ter suporte a acpi e acho que
não custa tentar.

> Com relação ao colocar hdc=ide-scsi no append do lilo, estou recebendo
> uma mensagem no dmesg que "ide-scsi is deprecated in CD burnnings" é
> para usar hdc=ide-cd  e colocar /dev/hdX no fstab... Quer dizer que não
> é para se usar mais o hdc=ide-scsi para emular scsi?

Exato, isto é uma novidade no kernel 2.6. Não é mais necessário usar
emulação ide-scsi para gravadores de CD.

Eu particularmente não notei nada diferente no XF86Config, apesar de
achar de que o driver que conheço para placas Nvidia é o "nv". Talvez
seja melhor ver o log mesmo.

Abraços,
Adriano Winter Bess
* Adriano Winter Bess                          *
* Rua Capitão Romualdo de Barros 648, apt. 103 *
* CEP 88040-600 - Bairro Carvoeira             *
* Florianópolis - SC - Fone: 234-8839          *
* adrianob -at- icablenet com br               *
* adrianob -at- das ufsc br                    *