[GUFSC] Part 1: ftp install

Márcio Luciano Donada marcio em inf.unochapeco.rct-sc.br
Segunda Março 1 11:39:43 BRT 2004

Bom dia Leonardo,
O "ports" é um sistema que divide de forma hierarquica os packages, por
exemplo, você quer instalar o apache, então, você deve procurar o mesmo
dentro do ports em www. Essa forma de organização os UNIX/BSD Like trazem
desde a versão onde foi implantado a pila TCP/IP nos UNIX de Berkeley em
1981-82, nos BSD/Os. Para instalar um aplicativo via ports você deve apenas
digitar "make" e "make install"  que ele fará tudo pra você. OBS: você deve
estar conectado a internet.
Bom só não entendi muito o que você quer fazer com ele, na verdade ele vai
servir de gateway para uma rede, ok? Você pode baixar sem problemas o ports
atualizado ou utilizar o cvs para manter-se sincronizado com o cvs central
do OpenBSD. Para fazer o monitoramento você pode utilizar o snmp (cuidado
com ele, protocolo inseguro) e gerar grafico de utilização dos mesmo com
MRTG (Multi Router Traffic Grapher, www.mrtg.org).
Espero ter ajudado em algo.

Grande abraço,
[]'s