[GUFSC] Software Livre em sistemas embutidos

Douglas de Oliveira Mendes dom em inf.ufsc.br
Terça Junho 22 10:56:41 BRT 2004

Ricardo Grutzmacher wrote:
> Eu não vejo problemas em usar aparelhos (não computadores) que contenham   sistemas embutidos cujos softwares eu não tenho acesso. São coisas
diferentes.

Achei interessante essa declaração.  Não espero briga, flames, nem outra
coisa, quero só se possível discutir um pouco essa questão...

Por que não seria problema sistemas embutidos proprietários?  E se um
aparelho respiratório apresentasse "uma tela azul"?  Meu celular é todo
bugado... eu queria muito meter a mão no código dele.  Já pensou que
legal se desse pra alterar o software dos vídeos-cassetes?  Nem que a
gente tivesse que mexer nele e mandar pro fabricante pra só sair nas
próximas versões.  Eu nunca consegui fazer funcionar aquela função de
agendar gravação... embora aparentemente tenha feito tudo certo. :-P~~

Ainda assim, essa definição de aparelhos não serem computadores... é
muito difícil de  se fazer, você sabe.  Se um palmtop é um computador,
por que não o seria um celular mais moderno?  E um um pouco mais antigo?
  Qual a linha que divide 'computador' de 'aparelho'?

Até,
Douglas