[GUFSC] Pra q serve esse esd, esound (Enlightened Sound Daemon)??

Guilherme Hammes guihammes em floripa.com.br
Quarta Junho 9 01:39:31 BRT 2004

Não querendo atrapalhar a discussão ai...

Faz 2 semanas q tento fazer o som funcionar no meu laptop. Antes
funcionava (quando usava blackbox, fluxbox).
compilei kernel novamente pra garantir q estava tudo certo, instalei e
desinstalei alsa e seus agregados, oss, carreguei e descarreguei:P
módulos da minha placa snd_intel8x0, dei unmute no amixer e nada!!
A história acaba com uma ILUMINAÇÃO DIVINA q me levou a dar um killall
esd(qué issu?), testei o som e funcionou!!!
Tentei dar um "apt-get remove esound"  e disse q o Gnome dependia
dele, isso é, iria desinstalar o Gnome. Era esse o motivo do som
funcionar antes quando tinha só blackbox. Instalei Gnome faz 2 meses(2
meses sem som) :(

Como muitos de vcs usam Gnome devem ter idéia do q estou falando ou
(espero q não) passaram por essa péssima experiência.

As perguntas são as seguintes:

Pra q serve essa desgra***  de esound (Enlightened Sound Daemon)?
Preciso disso pra usar o Gnome?
Tenho q dar sempre um kill nele pra ele liberar o módulo e funcionar o
xmms? existe outro meio de fazer funcionar?

Na net as únicas recomendações q achei foi kill nele!!

Sobre (sem)Café (só) com GNU:
Sempre acontecem quinta ou sexta? Nunca consegui ir pois tenho
compromisso nesses dias exatamente no horário 18-21hs. Que tal fazer
alguma vez segunda ou quarta?

Valeu

Guilherme Hammes