[GUFSC] Sobre o FISL 2004

Wagner Saback Dantas wagners em das.ufsc.br
Segunda Junho 7 17:13:23 BRT 2004

Olá para todos!

O quinto Fórum Internacional de Software Livre (FISL 2004) ocorreu entre os
dias 2 a 5 de junho na PUC-RS em Porto Alegre. A despeito da má divulgação,
conseguimos reunir um grupo de 26 pessoas em um micro-ônibus em direção à PoA.

Chegamos no dia 3/6, já em meio à efervescência que é o evento. Literalmente,
eu estava perdido com uma surpreendente organização e um local tão grande
abrigando um evento de importância tão nobre. Eram muitas palestras e pólos de
discussão que deveríamos escolher. E, de igual modo, eram muitas indecisões
sobre o que selecionar. Eram muitas pessoas de diferentes Estados brasileiros
e de diferentes Países. Eram muitos grupos de usuários, eram muitas
predileções em torno de uma mesma essência.

No primeiro dia (3 de junho), aconteceram apresentações para todos os gostos:
técnicas, filosóficas e lúdicas até. No segundo dia, a história se repete,
misturado à surpresa de conhecer figuras ilustres como Augusto Campos (do
BR-Linux), Sérgio Amadeu (presidente do ITI, Instituto de Tecnologia da
Informação do Governo Federal), Cláudio Prado (assessor do Ministério da
Cultura), Lawrence Lessig (notório no meio jurídico-acadêmico, membro da FSF e
da Creative Commons), John "Maddog" Hall (da Linux International e de um
simpatia enorme com o público), Jim McQuillan (um dos criadores do LTSP,
Linux Terminal Server Project) e Aurélio Jargas (o "carinha das expressões
regulares"). No terceiro dia, a história é (felizmente) a mesma. Não há como
não discutir sobre Software Livre, não há como não se sentir entusiasta do
Software Livre.

É com esse entusiasmo que escrevo este e-mail, desejando que a caravana do
PSL-SC venha a ser maior e mais unida no ano que vem. Digo isso porque sei que
Santa Catarina, segundo os dados do FISL 2004, teve 5 caravanas (uma de
Chapecó, uma de Concórdia, uma de Itajaí, uma de Joinvile e uma de São
José/Fpólis). Entretanto, não pude observar (alguém me conserte se eu estiver
errado) sinergia entre todas elas. É muito provável que todas as outras
pessoas nas outras caravanas estejam trabalhando com SL, articulando projetos
e contribuindo com o movimento. Isso é bom, muito bom. Melhor ainda se
pudermos realizar tal feito juntos, em prol de um Projeto de Software Livre no
Estado.

Por isso, termino esta mensagem deixando um pedido de ajuda para que todos nós
estejamos mais por perto no movimento do Software Livre no Estado de Santa
Catarina efetivamente como um grupo coeso. Como disse ao pessoal da caravana
no início da nossa viagem de regresso à Fpólis, precisamos que as pessoas
capacitadas (que eu sei que existem) e antenadas com o SL aqui na UFSC e fora
dela se unam (se é que já não estão cooperando entre si) em torno de algo
maior que é o PSL-SC, e que estas pessoas já envolvidas com o SL tragam mais
pessoas de fora e de dentro da UFSC para o movimento. E que, no ano que vem, o
VI FISL tenha realmente uma caravana do PSL-SC.

Enfim, era isso que eu queria transmitir. Agradeço mais uma vez à todos que
apostaram na idéia de ir ao FISL com a caravana do GUFSC e espero que possamos
nos articular em torno da idéia do PSL-SC.

Wagner Saback Dantas
wagners at das.ufsc.br
Departamento de Automação e Sistemas - DAS
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC