[GUFSC] Inclusao Digital

Antonio Carlos Ribeiro Nogueira nogueira em emc.ufsc.br
Segunda Dezembro 20 11:34:18 BRST 2004

William, me parece que você tem inteira razão para desconfiar que a
Imprensa Brasileira é paga para desconhecer sobre os projetos de
inclusão digital usando softwares livres. Se bem que, mesmo dentro do
ambiente da Unversidade agente encontra uma resistência danada apra se
utilizar software livre. E eu não acredito que seja problemas de
dificuldade de aprendizado, pois dentro de uma Universidade o pessoal
ter resistência para se trocar "Word" pelo "Openoffice", não pode ser só
questão de competência para o aprendizado... Tem que ter mais coisa
envolvida... Na realidade eu não consigo entender esta "paixão" pela
Microsoft que o pessoal aquí no Brasil tem pela Microsoft. Creio que
isto é justificado pelo fato de o pessoal "piratear" à bessa e não se
sentir que está sendo ilegal. Olha, para mim, não tem diferença alguma
entre o cara que rouba uma maçã na feira e aquele que usa um software
proprietário pirata...  E viva o "jeitinho brasileiro"... Penso que
também "jeitinho brasileiro" e corrupção andam de mãos dadas... Aquí na
Universidade, penso que quando um dirigente de projetos utiliza verba do
CNPq ou CAPES  para pagar licença de software proprietário não está
sendo ético, pois ele poderia aproveitar este dinheiro para adquirir
equipamentos que possibilitassem montar experimentos que permitissem
validar os resultados numéricos que estivessem sendo gerados a partir de
softwares do OpenSource. Serár que eles não têm conciência de que não
estão sendo éticos? Duvido.
É por isto que concordo contigo que a Imprensa Brasileira parece ser
paga para não incentivar e divulgar o uso do software livre no nosso
País. Falta-lhe ética para tal.

Antonio Carlos