[GUFSC] php

Anderson Nielson anderson.nielson em gmail.com
Terça Agosto 31 11:30:21 BRT 2004

Gabriel,

Se quer fazer uma página, se não precisa de conteúdo dinâmico gerado
no servidor (como por exemplo necessidade de fazer consultas em bancos
de dados ou ter controle de acesso e sessão de usuários), use HTML
somente.

A tecnologia HTML é suficiente para fazer páginas, para exibir
conteúdos estáticos com texto e imagens, e com capacidade de
relacionar as várias páginas através de "links" a fim de construir um
sítio Web completo.  É a tecnologia para se começar nesta área. Mesmo
que use PHP terá que saber algo de HTML para fazer as páginas.

Se precisar de algum conteúdo dinâmico, do lado do cliente e não no
servidor  (como menus animados, exibir datas e hora, calendários,
formulários simples para contato com o pessoal da empresa via mensagem
eletrônica ) pode utilizar a combinação entre JavaScript e HTML.
Chamam essa combinação de HTML Dinâmico e vai achar bastante
informação sobre isso  no Google (como tutoriais, cursos, apostilas,
pedaços de código prontos)  se buscar por DHTML.

Se precisar incluir algumas informações ainda no servidor (antes das
páginas serem enviadas aos clientes) pode utilizar SSI (Server Side
Includes). Existe um tutorial sobre isso em:
http://httpd.apache.org/docs/howto/ssi.html.

Se realemente precisar fazer operações mais complexas, que envolvam
programação, que envolvam consultas a BDs , etc, então use PHP ou
melhor, algo como o Plone que é simples, poderoso e livre.

Valeu,

Anderson