[GUFSC] Má experiência com Mandrake 10

Job job em eps.ufsc.br
Quinta Agosto 5 11:19:08 BRT 2004

Oi Aguinaldo,

Uso o mdk10, e tive diversos problemas com upgrade,
assim, apaguei a partição /, e instalei.
Bem, tenho /home em partição separada.
Pensei e testei antes outras opções,
Debian Like, Fedora e Suse.

Suse ->Pros:  é excelente, muito estavel, o melhor sistema de Instalação e
                        configuração e boa organização de menus.
exclente compatibilidade de hardware
          -> Cons: Achei um pouco mais lento que o mdk10, não tem iso
facil de achar para ultima versão.
                                  Compatibilidade com pacotes de outros,
e numero de pacotes inferior
Fedora->Pros: Bem atualizada, bom instalador, bons recursos de
configuraçao, numero de pacotes razoavel.
                            boa compatibilidade de hardware (desktop)
excelente para comp. como server
                Cons: Instabilidade do Gnome 2.6, Instabilidade do
sistema de segurança,
                                     Bem, o Fedora se destina a ser um
laboratório de testes para RH, não é muito estavel,
                                     e tem pouco participação da comunidade
Debians->Pros: Ótimo sistema de pacotes, estavel, grandes repositorios,
grande comunidade server.
                            boa compatibilidade de hardware como server
                  Cons.: Versao estavel muito desatualizada, versões
testing pode ter prob de conflitos,
                               sistemas de configuração só são bons as
comerciais, instalação pode ser problematica,
                               pode-se perder as partiçoes. e media
comp. de hard como desktop.

Mandrake->Pros: Bom sistema de configuraçao, grandes e variados
repositorios, boa estabilidade e grande
                comunidade desktop. boa compatibiliadade de hardware
(server) muito boa como desktop.
                      Cons: Upgrades ainda não funcionam bem,
atualizações são necessárias logo apos instalação.

Em suma, não existe distro perfeita, cada uma tem seus valores, distros
CD, são para rodar no CD mesmo,
esqueça instalar as mesmas.

Optei por continuar com a mdk, fazendo a instalação, apos problemas com
o upgrade.
Pois, a quantidade de pacotes é extensa e possui a maior comunidade
desktop. E ficou estavel!
No caso de desktop, o tamanho da comunidade e disponibiliade de pacotes
é importantíssimo.
O Debian, pode lhe resolver, mas o ambiente de configuração... nao ajuda
muito e tome cuidado com partiçoes.

inte

Job