[Gufsc] dúvida dd

Gustavo De Nardin nardin em inf.ufsc.br
Sexta Abril 30 13:58:49 BRT 2004

On Friday 30 April 2004 13:22, Kimie Nakahara wrote:

> $ dd bs=1440b conv=sync,noerror if=/dev/fd0

  Com isso você especifica que o tamanho do bloco do dd será 1440 bytes, o que
não tem muito significado (deve ter confundido com o tamanho do disquete
etc.). Use algo como: dd bs=1k count=1440 conv=noerror if=/dev/fd0
of=disquete.img . (Na verdade acho que nem precisa especificar o count=...)

Não entendi bem o que o 'conv=sync' faz, mas não me pareceu nada de útil nesse
caso e talvez estrague os dados na imagem.

Creio que você poderia usar o cat também:

$ cat /dev/fd0 > disquete.img
$ cat disquete.img > /dev/fd0

Para montar a imagem no Linux/GNU:

$ mount -o loop,ro diquete.img /mnt

Se não reconhecer o sistema de arquivos, -t vfat ou -t msdos, como você já
fez. Se mesmo assim não reconhecer, verifique se tem mesmo esse(s) sistema(s)
no kernel ou módulos. Se tiver, o disquete deve estar com problemas no inicio
(e, conseqüentemente, a imagem também). Daí tente em outra(s) disqueteira(s),
ou algum programa para recuperação, ou recuperar os dados manualmente na
imagem, etc..

\,,/

--
In this sense I have never looked upon ease and happiness as ends in
themselves -- such an ethical basis I call more proper for a herd of swine.