[GUFSC]correções em MatematicosWindows

grutz grutz em terra.com.br
Segunda Outubro 6 22:17:21 GMT+3 2003

Gostaria publicar as correções que eu fiz na página

http://www.softwarelivre.ufsc.br/tiki/tiki-index.php?page=MatematicosWindows

para quem sabe esclarecer algumas dúvidas.

> A disciplina de Dinâmica Veicular depende de alguns pacotes
> matemáticos e recomenda **alternativas livres** ou **no mínimo
> opensource**

Primeiro uma opinião pessoal: Não gosto da palavra ``alternativa''
pois um software alternativo não significa um software livre.

Se você usa programas proprietários para MacOS eu diria que você está
usando softwares alternativos.

No caso ficou legal pois aparece ``alternativas livres'' o que
especifica que não se está falando de qualquer ``alternativa''.

De qualquer forma alterei para ``softwares livre'' para ficar 100%
claro do que estamos falando.

Depois desta opinião chamo a atenção para a expressão: ``no mínimo
opensource''.

A definição do que é um software ``Open Source'' está em
http://www.opensource.org/docs/definition.php

e é muito próxima da definição de software livre.

Em geral se um software passa pela definição de Open Source o software
é software livre também.

Acontece que muitas vezes se confunde o ``Open Source'' definido pelo
OSI com qualquer software que tenha o seu código ``aberto'' para
visualização. Isto não tem nada a ver com o movimento pelo software livre.

Este grupo não advoca em favor dos softwares de código aberto em
geral, mas sim especificamente dos *Softwares Livres*. (Incluindo os
softwares livres cujo autor prefere chamá-los de Open Source).

A seguir outro problema:

O software Graphviz é considerado ``Freely Distributable'' pelo
freshmeat. A licença até que parece livre tirando a parte que exige
que os patches devem ser enviados para a AT&T.

   2. If you prepare a Patch which you distribute to anyone else you
shall:

         1. Contact AT&T, as may be provided on the Website or in a
text file included with the Source Code, and describe for AT&T such
Patch and provide AT&T with a copy of such Patch as directed by AT&T; or,

         2. Where you make your Patch generally available on your
Internet website, you shall provide AT&T with the URL of your website
and hereby grant to AT&T a non-exclusive, fully-paid up right to
create a hyperlink between your website and a page associated with the
Website.

   3. If you prepare a Derived Product, such product shall
conspicuously display to users, and any corresponding documentation
and license agreement shall include as a provision, the Proprietary
Notice.

# YOUR GRANT OF RIGHTS TO AT&T

   1. You grant to AT&T under any IPR owned or licensable by you which
in any way relates to your Patches, a non-exclusive, perpetual,
worldwide, fully paid-up, unrestricted, irrevocable license, along
with the right to sublicense others, to (a) make, have made, use,
offer to sell, sell and import any products, services or any
combination of products or services, and (b) reproduce, distribute,
prepare derivative works based on, perform, display and transmit your
Patches in any media whether now known or in the future developed.

Em função disso alterei a página e se for concluído que o Graphviz não
é software livre recomendo tirá-lo da página.

Sds.
Ricardo.