[GUFSC] debate pra radio ponto

Job job em eps.ufsc.br
Quinta Novembro 13 12:58:43 BRST 2003

Ola Carlos,

Não estou aqui para falar pelo "grupo", que por sinal isto só existe
quando se trata de pessoas
eleitas para tal (credo ..).
O que eu penso e que o pessoal do Software Livre em Geral pensa é que as
pessoas devam fazer escolhas
dentro da legalidade e neste rumo escolher o Software Livre, pois:

- A libertade de acesso ao código fonte, propricia a quem se interessar
aprender a "como fazer " e não apenas "como usar".
  "Todo mundo adora carros e muitos sabem usá-los, porem o Brasil ainda
não sabe faze-los, todas as empresas no Brasil são multinacioais."
- Mesmo na época do DOS e do Windows 3.1 quando nem se ouvia falar sobre
software livre e o MS Office como outros produtos da Microsoft
ainda não eram monopólio, a  pirataria desenfreada à epoca (como hoje)
não serviu como fator de inclusão digital, serviu apenas para fortalecer
o monopólio
da MS. Posso citar como exemplo o editor de texto Fácil, um produto
Catarinense de alta qualidade, que simplesmente morreu por ordem da
pirataria.
Lembro-me de a universidade de onde venho receber ofertas de cópias
legais a preços simbólicos para professores e alunos, mas ninguem queria,
afinal era mais fácil "pegar" o Msword de um amigo e pronto.  Mesmo
cópia legais de Offices completos como (word perfect, ...) que vinham
com os micros
eram desprezados e se usava o MSword, afinal tava ali de graça e todo
mundo usava.
O resultado disso é que diversas tecnologias nacionais morreram.

inte

Job