[GUFSC] Revista exame X software livre

Ricardo Grützmacher grutz em terra.com.br
Sábado Novembro 8 14:47:19 BRST 2003

Daniel Santana de Freitas wrote:

> Ricardo, sem dúvida, eu não acho "neutro" usar a palavra pirataria. E,
> se você olhar de novo a mensagem, vai ver que não foi isto que eu
> escrevi.

Certo, mas eu discordei do que o Sr. escreveu pois para mim a manchete
faz parte da reportagem. Muitas pessoas só lêem manchetes e não o texto
propriamente dito. Portanto do meu ponto de vista é tendencioso e mentiroso.

> Eu mencionei que O TEXTO era "neutro" justamente porque NEM
> CONTINHA a palavra "pirataria". Quem escreveu O TEXTO podia até estar
> meio equivocado, comparando software livre a um "modelo de negócios",

Software livre além de filosofia é um modelo de negócios. Não se ganha
muito dinheiro vendendo cópias de softwares livres, mas se ganha
bastante dinheiro de diversas outras formas.

> mas não tinha intenção de atacar a idéia. Apesar disto, a MANCHETE
> trazia embutida uma mensagem claramente agressiva ao software livre.
> Então eu comentei que O AUTOR era "neutro", mas O EDITOR da revista
> Exame deturpou o que ele escreveu na hora de montar a manchete.

Hm, agora entendi.
Então talvez o editor não tenha gostado da reportagem. ;-)

> Era este o meu ponto. Houve uma manipulação evidente pelo corpo
> editorial de uma revista de grande circulação. Tinha a ver com software
> livre e eu achei importante registrar aqui. É só isto.

Eu achei muito relevante a notícia.
Obrigado por manter a lista informada!

Abraços

Grutz