Re: [GUFSC] [Fwd: [Cco992NP] Windows XP Professional Edition e outros GRÁTISe LEGALIZE]

Ricardo Grützmacher grutz em terra.com.br
Quinta Junho 26 01:14:11 GMT+3 2003

Juliano Romani wrote:
> Soh vou repassar...
> nao vou comentar nada pois ainda estou pensando se isso eh bom ou mau.
 >
>   O INE faz parte de um programa chamado MSDNAA - Microsoft Developer Network
> Academy Alliance, que é basicamente um acordo entre a Microsoft e
> universidades que permite que todos os equipamentos tenham uma cópias dos
> softwares contidos no pacote, isso inclui todos os computadores de
> professores e os computadores de uso pessoal dos alunos.

É óbvio que isto é mau. É perverso. Entretando era esperado e uma
estratégia conhecida/óbvia.

>   Não que eu esteja fazendo um apologia ao uso de software proprietário, em
> minha máquina não uso nada Microsoft,

Mas você utiliza software proprietário?

> mas em muitas situações eu me vejo
> OBRIGADO a utilizar os produtos da empresa, para citar apenas algumas:
>   * apresentação de TCC e toda e qualquer apresentação vc é obrigado a usar o
> power point;

Este argumento DEFINITIVAMENTE não procede.

Por que?

Porque existem softwares de apresentação excelentes que são softwares
livres!

Posso dar um exemplo do OpenImpress do OpenOffice
(http://www.openoffice.org) que está sendo utilizado até no departamento
de economia onde nem se sabe direito o que é software livre!

O OpenImpress lê e grava arquivos no formato do power point.

Você que é da informática pode comprovar a qualidade das apresentações
feitas em OpenOffice do professor Guto:
http://www.lisha.ufsc.br/~guto/teaching/os/index.html os arquivos PDF
foram exportados pelo OpenImpress.

>   * a maioria dos professores só disponibiliza material usando ms-word
>   * ...

Também não procede.

Primeiro porque você deveria exigir que o seu professor disponibilizasse
os materiais de estudo em formatos que possam ser lidos com software livre.

Um professor não pode obrigar um aluno a comprar uma licença de um
software proprietário só para poder ler os textos da disciplina. Isto é
um absurdo!

Você certamente pode pedir para o seu professor que forneça um arquivo
num formato que possa ser lido com software livre como o RTF, PDF, PS,
etc. Muitas vezes ninguém solicita.

Segundo que existem vários softwares que lêem arquivos do Word incluindo
novamente o OpenOffice.

>   enfim...
>
>   o site do programa é esse aqui:

Por favor não sugira aos seus colegas que usem estes softwares
proprietários.

Ao contrário mostre a eles quanto eles perdem na sua formação por não
poderem aprender como são feitos os softwares proprietários que eles usam.

Mostre a eles que existe uma alternativa para aqueles que não querem ser
prisioneiros do próprio software.

At.
Ricardo.