[GUFSC] campanha anti-word

José Luiz Bittencourt jlbitt em yahoo.com
Quinta Julho 24 09:10:24 GMT+3 2003

 --- Aguinaldo Silveira e Silva
<aguinald em labspot.ufsc.br> escreveu: > Acredito (mas
não tenho informacões confiáveis), de
> que na Matemática e
> Física as dissertacões e teses possivelmente sejam
> em Latex. No Progama
> de Pós-Graduacão da Engenharia Elétrica existem
> vários professores que
> usam Latex e    talvez um quarto das teses sejam em
> Latex (número baixo,
> mas há laboratórios com alta produtividade e nos
> quais todo mundo usa
> Word). Fora destes departamentos talvez na Eng.
> Mecânica existam
> usuários de Latex. No resto da universidade
> possivelmente não existam
> usuários de Latex.

Tenho visto que alguns professores da pós-graduação de
computação (PGCC) também exigem que seus alunos
entreguem documentos em Latex. Fiz a disciplina de
Visão Computacional, no ano passado, e o professor von
Wangenheim, além de pedir que os trabalhos do
seminário fossem entregues em formato latex, indicou o
clássico livro do Leslie Lamport. Também fez questão
de expor aos alunos a facilidade de compilar os
trabalhos em tex formando um livro (anais).
Acho importante iniciativas como a deste professor,
mas admito que é difícil exigir que alunos,
principalmente da graduação, usem exclusivamente tex
na sua disciplina.
De qualquer forma, o importante é conscientizar os
universitários sobre as vantagens na utilização do
latex e outros sistemas de editoração livre. Penso que
muitos irão optar pelo que é melhor, e não pelo que é
(por enquanto) mais utilizado.

=====
"A perfeição é alcançada não quando não há mais o que se acrescentar, mas sim quando não há mais o que se tirar" (Antoine de Saint-Exupery)

José Luiz Bittencourt
Engenharia - Desenvolvimento de Sistemas
Pollux - Sistemas Industriais de Visão
Hahntel S/A Fone: +55 48 234-4027/ Fax +55 48 234-3896