[GUFSC] Kernel Headers no Mandrake 9.1

Leonardo Trentini Lang tlang em inf.ufsc.br
Sábado Julho 19 21:14:21 GMT+3 2003

> Estou tentando compilar dois pacotes distintos com o objetivo de fazer
> funcionar o modem em meu notebook. O problema é que na compilação dos dois
> pacotes acusa-se o mesmo problema: não foi possível encontrar os headers do
> kernel. [...]

Não sei uma solução específica p/o Mandrake ou alguma outra distro, mas uma
solução genérica - contando que você tenha os sources do kernel instalados - seria:

1) Achar os sources (ou instalá-los). Eles normalmente ficam em
/usr/src/linux-x.x.xx/, sendo comum também encontrar o link sumbólico
/usr/src/linux apontando para esse diretório.

2) Supondo que eles estão em /usr/src/linux/ ou que haja um link simbólico com
esse mesmo nome, fazer:

ln -s /usr/src/linux/include/linux /usr/include
ln -s /usr/src/linux/include/asm /usr/include
ln -s /usr/src/linux/include/asm-i386 /usr/include
ln -s /usr/src/linux/include/asm-generic /usr/include

3) Isso deve resolver o problema dos includes. Se não resolver, talvez olhar nos
Makefiles seja a solução, já que os caminhos para os includes do kernel podem
estar predefinidos lá.

Não relacionado com a instalação dos pacotes do modem, mas normalmente realizo
esses procedimentos quando faço uma nova instalação, já que a compilação de
qualquer módulo para o kernel normalmente pede includes da mesma versão que está
sendo utilizada no sistema (e mesmo se não pedir, não há garantias de que o(s)
módulo(s) vai(ão) funcionar se as versões forem diferentes).

É isso.

--
Leonardo Trentini Lang AKA tlang em inf.ufsc.br
--

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho
é no dicionário. -- Albert Einstein.