[GUFSC] Ameaca ao software livre na UFSC?

Rafael R Obelheiro rro em das.ufsc.br
Domingo Fevereiro 16 11:23:14 BRT 2003

On Sat, Feb 15, 2003 at 05:35:36PM -0200, Luciano Rottava da Silva wrote:
> * Que discussoes?
>
> Pior ainda, aquela que deveria ter acontecido. Isto nao pode ser
> imposto. A comunidade universitaria deve ser consultada.

Isso foi aprovado pelo CUn, o que significa que a comunidade
universitaria (atraves dos seus representantes) foi consultada. E' uma
pena que so' venhamos a saber disso agora, mas o fato e' que essa
resolucao nao foi feita e aprovada `as escondidas.

> * Quero acreditar que a intencao da resolucao e' defender a UFSC contra
> * o que alguns consideram rapinagem: a comercializacao de pesquisas
> * desenvolvidas dentro da universidade sem que esta tenha qualquer
> * recompensa por isso.
>
> Sim, entendo, mas cade a liberdade ? Esta medida tem como efeito
> colateral a imposicao pura e simplesmente.

Sendo pragmatico, esta e' so' mais uma das varias normas que devem ser
seguidas dentro da universidade e que independem da nossa vontade.

> * Segundo a resolucao do CUn, a PRPG e' responsavel pela aplicacao
> * da norma, logo alguem do orgao deveria saber informar aos interessados.
>
> Bom, eu posso alegar total desconhecimento desta norma (alias, quem
> sabia da existencia dela!?) e continuar fazendo o que quiser.

Embora nao fosse minha materia favorita, uma das poucas coisas que me
lembro com clareza das aulas de Direito e' que "a ninguem e' licito
alegar o desconhecimento da lei", o que, presumo, se aplica tambem a
este caso.

> Esta me parece mais uma daquelas leis inocuas.

Isso sao outros quinhentos. A lei antipirataria e' razoavelmente
inocua contra piratas "amadores", mas ninguem discute que pirataria e'
ilegal.

Um abraco,
Rafael.