[GUFSC] Ameaca ao software livre na UFSC?

Carlos R.Mafra crmafra em mafra.eti.br
Sábado Fevereiro 15 01:25:18 BRST 2003

On Friday 14 February 2003 23:37, Rafael R Obelheiro wrote:
> [....]
> Em resumo, toda a criacao intelectual (o que inclui software)
> realizada na UFSC ou usando seus recursos e' de propriedade da
> universidade, que tem a prerrogativa de decidir se deseja explorar
> (i.e., patentear) a criacao ou nao.

Olá pessoal,

Eu não entendo de leis e coisas do tipo, mas
se essa resolução impedir mesmo que os softwares
produzidos na UFSC sejam livres, o GUFSC
deveria protestar com os órgãos competentes.

Afinal, quem paga pra gente estar aqui produzindo
conhecimento é a sociedade.
Seria uma injusta dupla taxação se o conhecimento que
aqui é produzido não fosse livre, de domínio público.
Acho que a produção de software livre nas universidades
federais é uma retribuição aos impostos pagos.
De fato, a resolução deveria ser que todo e qualquer software
desenvolvido na UFSC fosse GPL.

Carlos Mafra

--
| Carlos Roberto Mafra   |