[GUFSC]Reuniões e mini-cursos

Aguinaldo Silveira e Silva aguinald em labspot.ufsc.br
Sexta Agosto 29 14:27:20 GMT+3 2003

Com a perspectiva de volta às aulas brevemente, temos que voltar a
questão das palestras e
dos minicursos. O Ricardo tem uma lista de tópicos das palestras.
Podemos já fazer
uma programação preliminar começando em meados de setembro.
    Deveríamos pensar em um mini-curso para servir de balão de ensaio  para
futuros mini-cursos. Talvez um curso de  introdução ao Latex  ou ao
GNU/Linux.
   Há alguns tópicos que precisamos discutir, como a expansão do projeto
Graduação livre. Há pouca propaganda sobre este tópico e precisamos que mais
professores se integrem ao projeto. Acho que isto está  associado a
divulgação através
da nossa página que deve ser melhorada. Discuti alguma coisa sobre isto
com o Ricardo. Tem um
site francês (mando a referência em outro mail) sobre o uso de software
livre nos liceus que me parece um bom modelo.
Descreve aplicações e alguns exemplos de uso  (cálculo científico,
computação algébrica, etc), o que informa
potenciais usuários do que pode-se conseguir com o software.
   Duas informações que indicam o avanço das idéias do software livre
junto a comunidade
de engenheiros e administradores. Em janeiro deste ano o
Spectrum do IEEE (Institute of Electrical and Electronic
Engineers) publicou um artigo sobre interoperabilidade,
onde um quadro em destaque tem o título Why managers are learning to love
Linux?  Em junho a revista  IEEE Power and Energy Magazine
da IEEE Power Society  (sistemas de energia elétrica)
publicou o artigo  Danger and Opportunity   (obrigado ao Daniel Dotta
por me chamar a atenção sobre este artigo).  O perigo do título se refere
ao Uniform Computer Information Transactions Act, que aumenta o poder dos
produtores de software proprietário. A oportunidade se refere aos
benefícios
trazidos pelo crescimento e maturidade do software livre e impacto na
indústria
elétrica. O artigo comenta GPL, GNU/Linux, e descreve o espectro de
aplicações livres
hoje disponíveis, concluindo com as vantagens do software livre para o
futuro da indústria de energia elétrica.

Aguinaldo