[GUFSC]memória cafécom GNU/Linux 10/04 (fwd)

Rafael R Obelheiro rro em das.ufsc.br
Sexta Abril 11 14:18:46 GMT+3 2003

On Fri, Apr 11, 2003 at 01:50:25PM -0300, Ricardo Grützmacher wrote:

> Acho que devemos abordar só o que é comum à maioria dos tipo UNIX como
> um shell (bash por exemplo), XFree86, GNOME e KDE (o que é comum entre
> eles).

Nao que isso venha ao caso, mas meus sistemas Unix (e os de outras
pessoas que conheco) nao tem GNOME nem KDE (e so' os Linux tem bash).
Como o curso e' de Linux, porem, concordo que seja razoavel assumir
que esses componentes estejam presentes.

Por outro lado, agora que voce mencionou isto, acho perda de tempo
ensinar GNOME *e* KDE; o melhor, na minha opiniao, seria escolher
apenas um deles.

> Você não concorda que seja possível fazer um curso genérico sem dizer
> ``ah no Debian é assim, mas no Conectiva é assim''?

Depende de como o curso e' dado. Se todos os alunos usam o mesmo
sistema, e' perfeitamente possivel ignorar as particularidades de cada
distribuicao. Por outro lado, se cada pessoa usa um sistema diferente,
as idiossincrasias de cada sistema certamente vao aparecer quando o
professor/instrutor menos esperar, e ai' vai se perder tempo
investigando em que raio de diretorio foi parar o arquivo `foo', em
que menu enfiaram o programa `bar' ou por que a versao 0.4.5 de um
programa tem a opcao `-baz' e a versao 0.4.6a nao tem... quem ja'
passou por isso que levante a mao :-)

Um abraco,
Rafael