[GUFSC] Manifestacao sobre software livre

Daniel Martins Daniel Martins <dmartins@das.ufsc.br>
Tue, 17 Sep 2002 12:14:02 -0300

Achei muito oportuna a manifestacao do Prof Andrzej Solecki da MTM na
lista do latex e a transcrevo abaixo

Daniel

From: Andrzej Solecki <andsol@mtm.ufsc.br>
Sender: tex-br-owner@listas.furg.br
To: <tex-br@listas.furg.br>
Subject: Re: [TeX-BR] Off-topic - Reclamacao CNPq
Date: Thu, 12 Sep 2002 10:19:38 -0300 (BRT)

On Wed, 11 Sep 2002, Nei wrote:
> Realmente precisamos manifestar nossas opini=F5es e assumirmos
> uma postura firme no espa=E7o em que pudermos exercer algum
> tipo de influ=EAncia.

   Frequentemente "manifestar" =E9 entendido como uma a=E7=E3o
conjunta e coordenada por algu=E9m. Sem negar os poss=EDveis
valores de tais a=E7=F5es, confio mais na vida pr=E1tica em
a=E7=F5es individuais mas sistem=E1ticas. N=E3o posso impedir
o meu Reitor fazer com que os seus funcion=E1rios (e, por
divertida conincid=EAncia, ex-funcionarios da IBM) comprem
mais de 100 micros munidos de Windows para o laborat=F3rio
da inform=E1tica na biblioteca da UFSC mas posso conversar
sobre esses fen=F4menos com todas as turmas de estudantes
que ensino. N=E3o posso obrigar a administra=E7=E3o do meu
Departamento a desistir de arquivar tudo em formato *.doc
mas posso sistematicamente recusar o recebimento deles
(se bem que h=E1 nisso um elemento de birra, pois sei aplicar
mswordview, mas se no arquivo houver os s=EDmbolos especiais,
baba=FA). Tambem sistematicamente recuso entrega de documentos
nesse formato, ofere=E7o *.txt (at=E9 com os finais de linha
do modo como DOS gosta, usando `todos'), *.tex ou *.pdf.

   Uma das consequ=EAncias desse tipo de atitude, quando mostro
para estudantes como funciona gnuplot, xfig ou pari-gp, que
tenho que dizer algumas palavras de verdade sobre as pessoas
que confundem as t=E9cnicas de decorar o manual do pacote
calculacional ou geom=E9trico (digamos: Cabri, Derive, Maple,
Mathematica) com o ensino e a ci=EAncia - e isso leva v=E1rios
dos colegas (e das colegas) de andar com bico comprido, mas
consigo viver com isso.

   Creio que nada vai ser mudado =E0 curto prazo, mas se algumas
pessoas sairem da universidade sabendo que "computador" n=E3o =E9
a mesma coisa que "Windows", haver=E1 chance que um dia as coisas
come=E7ar=E3o melhorar.

   N=E3o sei se o colega pensou sobre atitudes parecidas quando
falou sobre "uma postura firme no espa=E7o", mas confirmo que
tenho uma postura razoavelmente firme no espa=E7o, no plano, na
temperatura e no tempo.
=09=09=09Atenciosamente
=09=09=09Andrzej Solecki