[GUFSC] Grupo de Argumentação para o Software Livre

Fabio Rodrigues de la Rocha frr@das.ufsc.br
Tue, 22 Oct 2002 13:05:33 -0300 (GMT+3)

  Ola,

  Nao acredito que essa questao seja apenas uma falta de visão das
pessoas ou meramente desconhecimento de que existem outras soluções livres
 por parte da pessoa que toma decisões como :
  1) Colocar toda a documentação de orgãos do governo para pedidos de
bolsas e outros tipos de formulários em formato .DOC
  2) Produzir softwares tais como CURRICULUM LATTES para Windows rodando
num PC.
  3) Escolher o Windows como software que será usado em milhares de
computadores que o governo deve comprar para dar a escolas.

  Certamente tem alguem (que toma essas decisões) que esta ganhando muito
dinheiro com isso....

 Outra questão é a segurança. Todo o Pais e tb as empresas tem segredos
que devem continuar assim. Mas quando se utiliza um software que foi feito
somente por uma empresa (de outro Pais) e que ninguem sabe o que esta
rodando la dentro, não se pode mais garantir nada. O que impede que a
empresa X fabricante do software lider de mercado use seu software para
capturar informações de governos ou outras empresas ?? O cara instala esse
tal software (que exige por exemplo que o cara tenha uma placa de rede
instalada :-) ) e ninguém sabe se ele está enviando msg para a empresa que
o construiu...

 Muitos Paises do mundo proibem os seus governos de usarem softwares
"privados" e acho que o principal motivo não é a economia e sim a questão
de segurança nacional.

[]s Fabio