[GUFSC] todo codigo devieria ser aberto

Ricardo Grützmacher gufsc@das.ufsc.br
Thu, 28 Nov 2002 13:03:27 -0200

Reafirmando,

Altamir Dias wrote:
> Gostaria de discordar da avaliação do Ricardo. Achei que o artigo é uma
> contribuição para aqueles também pensam dos porques que software tem que
> ser livre.

Código fonte visível não é uma questão de liberdade e portanto uma
pessoa que está pensando em termos de que o código deveria ser visível,
não está discutindo nenhuma questão de liberdade.

> E se não serve como o argumento final, é mais uma amostra que
> tem muita gente pensando que o conhecimento tem que ser aberto, livre e
> de pleno acesso.

Isto é uma confusão que está acontecendo. O movimento pelo software
livre não prega isto. Ele simplesmente tenta apontar que regras
deveríamos colocar com relação ao o software para termos uma sociedade
saudável.

As questões de que tudo deveria ser aberto e/ou livre são decorrentes do
mau entendimento da questão vinda da FSF. A FSF não fala em termos de
abertura, liberar segredos, mas sim de garantir a liberdade numa área em
que isto a muito tempo se tornou escassa.

Liberar músicas, segredos de hardware, receitas de remédios estão fora
da discussão pois eles não compartilham a natureza ímpar do software.

> Como o cara é um desenvolvedor, acho que ele pegou leve para poder ir
> convencendo as pessoas aos poucos.

Não por ser desenvolvedor, mas por não concordar com as questões de
liberdade relacionadas ao software. O RMS também é desenvolvedor (e dos
bons) e ele pega pesado! hehe.

Sds.
Ricardo.