[GUFSC] Graduação Livre - primei ro passo

Ricardo Grützmacher grutz@terra.com.br
Thu, 23 May 2002 10:24:00 +0000

aguinaldo wrote:
> Este é um passo importante para a disseminação do uso do software livre. A
> instalação deste software nos laboratórios do CTC é um requisito para o
> projeto Graduação Livre. No caso, o Ricardo tomou a iniciativa, mas acho que
> provavelmente precisaremos de apoio da direção do CTC, para instalar em
> todos os laboratórios.

Eu acho que consegui de certa forma um apoio dos responsáveis do LIICT,
creio que temos a chance de dar sugestões sobre o uso de software livre
no LIICT.

Inclusive eles acharam legal a idéia do GUFSC consideraram assinar a
nossa lista.

>     A participação do Ricardo dando apoio aos alunos é uma das ações que
> membros do GUFSC poderiam adotar para dar a partida no projeto. Outra, e
> volto a insistir no tema, são mini-cursos. Um de Introdução ao GNU/Linux
> seria um bom começo.

Estou tentando fazer sair um, o drama é que estou tendo problemas com o
uso do DebianDoc (derivado do DocBook). Se alguém puder me ajudar agradeço.

Quando a apostila ficar pronta ela será do GUFSC e será licenciada sob
GFDL.

>     A divulgação desta iniciativa é essencial. A Carla Cabral (acho que é a
> responsável por divulgação no CTC) manda periodicamente mails para os
> professores, pedindo informações de eventos. Acho que poderíamos usar estes
> canais para divulgação.

Ótima informação. O Luciano conhece outras vias que já foram utilizadas
para os alunos da Computação e Sistemas de Informação.

>     Finalmente, uma questão sobre a escolha do software para a disciplina,
> apenas por curiosidade. Meu conhecimento de Lisp é limitado, mas parece-me
> que o Common Lisp é atualmente o mais utilizado. O que levou a não escolher
> o Common Lisp?

Esta justificativa precisa do aval do Prof. Guilherme, mas pelas minhas
conversas com ele sei o seguinte: Desde o início da disciplina foi
utilizado o dialeto Common Lisp pois era o mais utilizado para
aplicações profissionais. Isto sempre exigiu um esforço a mais para
traduzir o código do livro texto que apresenta tudo em dialeto Scheme.

Scheme tem começado a ser mais utilizado mesmo em aplicações
profissionais que talvez não tenham um nível de exigência tão fino como
as aplicações em Common Lisp.

O GNOME por exemplo usa scheme em vários aplicativos. A FSF tem o
projeto GUILE que é um interpretador Scheme livre que permite, através
de uma biblioteca, inserir código Scheme dentro de um programa em C.

O Prof. Guilherme manifestou vontade em conseguir dar um capítulo a mais
do que foi  possível nos semestres anteriores e talvez trocando para o
dialeto Scheme isto pode ser facilitado visto que não haverá
dificuldades em interpretar o código do livro.

Att.

Ricardo.