[GUFSC] SAGU

grutz grutz@terra.com.br
Fri, 17 May 2002 21:41:20 +0000

> Eu n=E3o tenho informa=E7=E3o sobre a a
> quest=E3o do software para administra=E7=E3o mas talvez algu=E9m da
> lista possa informar sobre as raz=F5es que levam a
> universidade a desenvolver o software,
> quem faz este desenvolvimento e em que condi=E7=F5es.
> Isto parece ser diferente da aquisi=E7=E3o, dif=EDcil de justificar,
> de software propriet=E1rio.

N=E3o tenho certezas sobre minhas afirma=E7=F5es, elas est=E3o baseadas em
experi=EAncias que passei nesta universidade.

Sobre a aquisi=E7=E3o de software propriet=E1rio: ocorreu a aquisi=E7=E3o do
Sistema Pergamun usado na Biblioteca Universit=E1ria da UFSC. O sistema
foi desenvolvido pela PUC-PR sob orienta=E7=E3o de um ex-funcion=E1rio (que
trabalhava na mesma =E1rea) da UFSC; segundo not=EDcia veiculadas nos
notici=E1rios de esquerda da UFSC.
(Usando o sistema j=E1 v=ED algumas janelas nomeadas com `PUC-PR', mandei
mensagem pelo sistema avisando, mas n=E3o obtive resposta.)

No caso do sistema de administra=E7=E3o penso que o problema s=E3o as
pessoas que est=E3o com os cargos de decis=E3o e desenvolvimento. Elas
t=EAm agido com muita bo=E7alidade, n=E3o dando ouvido para comunidade e
muito menos para os alunos considerados inferiores.

Diversas vezes consegui achar, com muita dificuldade, o email dos
respons=E1veis pelas p=E1ginas da UFSC e do sistema acad=EAmico da
gradua=E7=E3o. Nas raras vezes em que obtive respostas elas eram r=EDspidas
e mal educadas. Tenho certeza de que nunca escrevi uma mensagem mal
educada quando sugeri ou pedi suporte/conserto de algum problema para
eles.

No NPD j=E1 enfrentei o mesmo problema. At=E9 hoje n=E3o conheci nenhuma
pessoa que tivesse me atendido, pessoalmente,  sem cara de quem
estivesse altamente incomodado com minha presen=E7a.

V=ED que as sugest=F5es eram ignoradas pois provavelmente colocavam em
d=FAvida a posi=E7=E3o divina daquele que tinha o poder em suas m=E3os. Isto
=E9 t=EDpico das institui=E7=F5es p=FAblicas no Brasil.

N=E3o acho que seja uma situa=E7=E3o sem conserto, mas sim uma dificuldade
que temos de ter em mente na hora de tentar ajudar.

Imagino que o NPD tenha interesse na propaga=E7=E3o de sistemas tipo
UNIX, o que felizmente inclui BSDs e GNUs, pois j=E1 anunciou
claramente que nenhum suporte a sistemas Windows ser=E1 dado, apenas
UNIX.

Acho que as possibilidades de troca destes sistemas da UFSC devem ser
apresentadas diretamente ao Reitor, pois acho que os respons=E1veis
pelo atual sistema censurem as alternativas.

Att.

Ricardo.

OBS: Todas as opini=F5es s=E3o minhas.