[GUFSC] Re: [GUFSC] Re: [GUFSC] Re: [GUFSC] novas página no gufsc

Ricardo Grützmacher grutz@terra.com.br
Fri, 17 May 2002 16:44:45 +0000

> Eu concordo com a
> posição do Daniel e na minha opinião o texto que assinalei no mail anterior
> deveria ser simplesmente retirado da página, já que o importante é o exemplo
> de uma disciplina na qual já houve migração para o software livre.

Vai ser retirado então.

>   Finalmente eu tenho duvidas sobre a afirmação do Ricardo de que
> "atualmente para a maioria das tarefas existem
> softwares proprietários que são melhores que os possíveis substitutos
> livres." Quando se trata de computação científica
> isto é discutível.

Eu gostaria de ter escrito esta frase mais como `provavelmente'. A
pressa fez com que ela tivesse esse ar de certeza. O que quiz dizer é
que, pelo meu conhecimentos e de meus amigos, é muito provável que para
muitos dos software usados nos cursos de graduação existem equivalentes
*em função* aos propritários. (em função, não em interface!) O melhor
exemplo que penso são os compiladores. Acho que um curso de computação
poderia substituir talvez até 90% dos compiladores usados por
compiladores livres, pois aos futuros cientistas da computação
provavelmente não interessaria que o compilador C++ fosse de alto
desempenho, que tivesse um ambiente visual extremamente fácil de ser
utilizado. Interessa aprender programação que é mais ou menos
independente de linguagem, sistema operacional e programas.

A frase não é uma afirmativa certa. Eu só acredito que é possível que se
encontremos muitas alternativas, porém eventualmente as alternativas,
para serem adotadas, necessitem de mudanças grandes nas disciplinas o
que pode ser um complicador. Mudar de MatLab para Octave e SciLab é
moleza, agora mudar de Delphi para GCC+EMACS é dureza.

Sds.

Ricardo.