[GUFSC] Re: [GUFSC] Re: [GUFSC] novas página no gufsc

aguinaldo aguinaldo@wanadoo.fr
Thu, 16 May 2002 10:16:44 -0300

Prezados colegas,

toda a discussão através da nossa lista ajuda a aclarar as idéias, embora
nem todos tenhamos exatamente as mesmas opiniões. Quando criamos o GUFSC
(Luciano e eu) o nosso objetivo era estabelecer um grupo que divulgasse e
incentivasse o uso de software livre, especialmente para computação
científica, no âmbito do CTC e da UFSC. Além da abordagem filosófica do
software livre, com a qual concordávamos, havia (e há) uma questão prática:
nossas ferramentas computacionais eram limitadas por desconhecimento de
alternativas, os pacotes proprietários são caixas pretas que não permitem a
implementação de novas idéias e a compra destes pacotes por alguns
laboratórios, a um custo elevado, nos parecia sem sentido.
A discussão sobre toda a filosofia de software livre é importante, mas o
mais importante é que este software seja usado, que a pesquisa e ensino
sejam beneficiados com o uso deste software. Diferentes opiniões ajudam a
criar o debate e buscar novos caminhos, mas o importante é termos uma base
de concordância comum. E acho que ela existe, pois acredito que todos
concordamos com iniciativas do tipo Graduação Livre. Eu concordo com a
posição do Daniel e na minha opinião o texto que assinalei no mail anterior
deveria ser simplesmente retirado da página, já que o importante é o exemplo
de uma disciplina na qual já houve migração para o software livre.
    O Daniel citou o cluster do Labplan e acho este um exemplo ilustartivo
(e pouco conhecido) do uso de Gnu/Linux para computação científica de alto
desempenho. Na Brunel University, em Londres (onde estou fazendo o
pós-doutorado) ainda se está no processo de implantação de um cluster deste
tipo, que já opera há algum tempo na UFSC.
  Finalmente eu tenho duvidas sobre a afirmação do Ricardo de que
"atualmente para a maioria das tarefas existem
softwares proprietários que são melhores que os possíveis substitutos
livres." Quando se trata de computação científica
isto é discutível.

Abraços

Aguinaldo