[GUFSC] Graduação Livre em 26/05/20 02 - Uso de software livre na UFSC

Ricardo Grützmacher grutz@terra.com.br
Wed, 05 Jun 2002 17:53:59 +0000

Aguinaldo S. e Silva wrote:
>   Acho que poderíamos atuar junto a direção do CTC para que um upgrade
> dos discos seja feito para que possamos extender a instalação nos
> laboratórios.

Eles que decidem pelas verbas para o LIICT?
Poderíamos fazer um levantamento dos equipamentos do LIICT e discutir
que investimentos seriam interessantes.

>   Sobre os cursos, a Autojun é a empresa júnior da automação?

Sim.

> Sobre o conteúdo, acredito que devemos enfatizar a questão
> de aplicações na nossa área (área científica-tecnológica), pelo menos no
> final do curso.

Certamente, mas um pacote como o OpenOffice é útil para todos.

> O Ricardo está trabalhando em uma apostila, mas não existe
> material pronto, bem depurado, em português, que pudesse servir de base
> para o curso?

O que estou fazendo é uma adaptação do Guia Foca GNU/Linux [1] do
Gleydson Mazioli da Silva para o curso básico de GNU/Linux do GUFSC/Autojun.
Pelo que eu sei o Guia foca é usado pelo CIPSGA [2] nos cursos de
GNU/Linux que eles oferecem.

[1] http://focalinux.cipsga.org.br/
[2] http://www.cipsga.org.br

O guia está sob GNU Free Documentation License (GFDL), portanto é
possível fazer trabalhos derivados que também sejam GFDL. O fonte é SGML
  o que é bom por um lado (vantagens técnicas) e ruim de outro (não sei
quase nada sobre este sistema de documentação). Na realidade o sistema
de documentação é DebianDoc que usa SGML.

O Guia Foca contém muitos erros e informações desatualizadas,
equivocadas e tendenciosas. Prentendo corrigir todas as que me chamarem
atenção.

Já mandei uma série de correçõoes para o autor que ainda não me respondeu.

Informações, textos para se basear, existem aos montes na internet.
Claro que a maioria absoluta em inglês. Porém uma compilação como o Guia
Foca ainda não achei alguma equivalente.

>   Eu não entendi a referência a produção.

O PET da Eng. de Produção faz freqüentemente cursos de Excel, MatLab,
PowerPoint. Nós poderíamos ir de encontro a este nicho de interesse
ensinando OpenOffice, Octave, SciLab, etc, que dão conta do recado e são
  livres!

Só tem uma coisa que eu acho importantíssimo. Todos os cursos do GUFSC
deveriam ter reservado um tempinho no início de cada curso para falar de
software livre. Principalmente esclarecer a definição e mostrar que
software livre não é uma questão de preço. A maioria absoluta dos meus
colegas tem problemas em identificar software livre. A confusão com
software grátis é perigosamente comum.

Saudações

Ricardo.