[GUFSC] Graduação Livre em 26/05/2002 - Uso de software livre na UFSC

Aguinaldo S. e Silva Aguinaldo.Silveira.Silva@brunel.ac.uk
Wed, 05 Jun 2002 16:33:58 -0300

--------------AA80921CC595614F7B9ABB65

  Acho que poder=EDamos atuar junto a dire=E7=E3o do CTC para que um upgrad=
dos discos seja feito para que possamos extender a instala=E7=E3o nos
laborat=F3rios.
  Sobre os cursos, a Autojun =E9 a empresa j=FAnior da automa=E7=E3o?
  Eu havia pensado em 2 horas, durante uma semana, totalizando dez
horas. E o hor=E1rio das seis ou sete da tarde. A quest=E3o do espa=E7o =E9=
 mais
dif=EDcil de resolver. A FEESC disp=F5e de um laborat=F3rio bem equipado, m=
as
normalmente eles cobram pelo uso. Al=E9m disso haveria a quest=E3o de
instala=E7=E3o do software (al=E9m do que a FEESC n=E3o deve vibrar de
entusiasmo pelo software livre, j=E1 que eles s=E3o revendedores da
Microsoft). Sobre o conte=FAdo, acredito que devemos enfatizar a quest=E3o
de aplica=E7=F5es na nossa =E1rea (=E1rea cient=EDfica-tecnol=F3gica), pelo=
 menos no
final do curso. As ferramentas GNU de programa=E7=E3o e uma vis=E3o das
bibliotecas dispon=EDveis para aplica=E7=F5es na nossa =E1rea devem ser
abordadas. O Ricardo est=E1 trabalhando em uma apostila, mas n=E3o existe
material pronto, bem depurado, em portugu=EAs, que pudesse servir de base
para o curso?
      =

> Penso em minicursos que venham de encontro com os da produ=E7=E3o.
> Por exemplo dar minicursos de OpenOffice, LaTeX, Octava, Scilab, Maxima,
> Desenvolvimento em C, C++, LISP com Ferramentas GNU (GCC, GDB, CLISP, etc=
)
> =

  Eu n=E3o entendi a refer=EAncia a produ=E7=E3o. Mas esta =E9 exatamente a=
 id=E9ia
que tenho para futuros cursos. E vai de encontro a quest=E3o de enfatizar
as aplica=E7=F5es na =E1rea cient=EDfica. =

Abra=E7os

Aguinaldo
--------------AA80921CC595614F7B9ABB65

begin:vcard
n:Silveira e Silva;Aguinaldo
x-mozilla-html:FALSE
org:Department of Electrical Engineering;Federal University of Santa Catarina
version:2.1
email;internet:Aguinaldo.Silveira.Silva@brunel.ac.uk
title:Power Systems Research Group
note;quoted-printable:Visiting Researcher at Brunel Institute of Power Systems=0D=0ADepartment of Electronic and Computer Engineering=0D=0ABrunel University
x-mozilla-cpt:;-12160
fn:Aguinaldo Silveira e Silva
end:vcard

--------------AA80921CC595614F7B9ABB65--