[GUFSC] Lazarus

Dênis Schneider deniss@linuxbr.com.br
Wed, 24 Jul 2002 22:17:50 -0300

Olá a todos,

On Mon, 22 Jul 2002 22:02:12 -0300 (GMT+3)
Emerson Ribeiro de Mello <emerson@das.ufsc.br> wrote:

> Olah All,
>
> Entrei na lista a pouco, e assim vou tentar responder algumas questao a
> respeito do Lazarus, Kylix e Delphi.
> .
> .
> .
> Jah o Lazarus eh:
>  - Uma IDE Open-source
>  - Estah sob a GNU GPL
>  - Utiliza o Free Pascal (q tbm eh GNU GPL)
    É, por ser uma alternativa totalmente livre foi que eu optei por testar
o lazarus..

>  E ainda, alguns codigos do Delphi/Kylix podem ser portados para ele sem
> problemas, pelo menos eh oq eles dizem :).
>  Mas ainda trata-se de um projeto que ainda estah sendo iniciado, e
> com isso, nao eh muito interessante adota-lo como a sua IDE, eu optaria
> pelo Kylix Open Edition.

    Bom, pelo que testei, parece mesmo estar num estágio inicial de
desenvolvimento, várias funçoes da ide parece q ainda nao estao
implementadas. Qnt a portabilidade do delphi, percebi q o lazarus usa um
arquivo a mais, contendo informaçoes do projeto, e como o delphi nao
usa isso, entao na hora de abrir um projeto delphi no lazarus, ele nao
reconhece .. sendo necessário copiar e colar o código fonte para dentro do
lazarus (tarefa árdua para programas maiores).
    Uma coisa que achei estranho, na hora de montar a janela da interface
gráfica, os acessórios dela simplesmente nao funcionavam, sendo impossivel
montar uma interface gráfica, o q no mínimo contradiz com os screenshots da
página, e com os faqs que relatam problemas de elaboraçao num programa
gráfico.
    Vou continuar testando pra ver se acho uma explicaçao para isso, talvez
ateh faltou instalar algo .. sei lah.
    Mas como, por enquanto, a portabilidade para o lazarus nao se resume a
um simples "open project" ou "import delphi project" acho difícil implementá-lo
em disciplinas currículares como alternativa livre.
    A página disponibiliza tbm os binários para plataformas win32, porém
pareceram mais atrasados ainda, pois nem sequer ficou 3min rodando ateh
travar, achei estranho, mas como nao eh versão stable, nao me extendi muito
em entender o pq disso.

Abraços
Dênis