[GUFSC] Lazarus

Emerson Ribeiro de Mello emerson@das.ufsc.br
Wed, 24 Jul 2002 10:02:22 -0300 (GMT+3)

Olah All,

Cada vez mais me enrolo...hehehe, mas tentaremos resolver isso agora. :)

>=20
> Isto ainda n=E3o resolve a confus=E3o. O que voc=EA quer dizer com FREE? =
Neste=20
> contexto =E9 muito confuso.
>=20
> Free =E9 uma palavra inglesa que possui dois significados leg=EDtimos=20
> bastante utilizados. Um significado =E9 ``Gr=E1tis'' outro =E9 ``Livre''.=
 Toda=20
> vez que algu=E9m usa o termo ``Free'' para caracterizar o software est=E1=
=20
> causando confus=E3o. N=F3s brasileiros somos muito sortudos pois a l=EDng=
ua=20
> portuguesa n=E3o tem este problema. Para n=F3s Gr=E1tis =E9 Gr=E1tis e Li=
vre =E9=20
> Livre. Procure  usar estes termos em Portugu=EAs e evite mal entendidos.

O Kylix Open Edition =E9 um software GR=C1TIS !!! S=F3 isso. :)

> Conclus=E3o: o Kylix Open Edition =E9 um *software propriet=E1rio gr=E1ti=
s*.
>=20
>=20
> Que licen=E7a Open Source?
> Se n=E3o existe consenso a respeito do significado de Open Source como=20
> vamos saber se a licen=E7a =E9 Open Source ou n=E3o?
> Prefira usar o termo ``licen=E7a livre'' ou eventualmente ``compat=EDvel =
com=20
> GPL'' para licen=E7as com copyleft.

 Entao, a frase acima foi literalmente tirada da FAQ da Borland=20
(http://www.borland.com.br/kylix/pdf/kyl2_faq.pdf)

 O correto seria mesmo usar "licen=E7a livre".

> O texto que eu achei em: http://www.borland.com/kylix/open/index.html
>=20
> Borland Kylix 3 Open Edition delivers an integrated ANSI/ISO C++ and=20
> Delphi language solution for building powerful open-source [free=20
> software] applications for [GNU/]Linux, licensed under the GNU General=20
> Public License.
>=20
> N=E3o afirma claramente que =E9 obrigat=F3rio que o programa seja livre.

Uma coisa curiosa, notei q ontem a pagina do Kylix (em ingles) foi
atualizada, agora a versao e outras coisas que lah estao sao para a versao
3 do Kylix. Mas eh possivel ver as informacoes antigas na pagina Kylix em
portugues (www.borland.com.br/kylix), e lah estah assim:

----------------
Desenvolvimento r=E1pido e open-source para Linux=AE
Crie poderosas aplica=E7=F5es open-source , licenciado pela GNU General
Public License, para a plataforma Linux=AE com o Borland=AE Kylix(TM) 2 Ope=
Edition.
----------------

Outro texto que pode ser citado, esta na FAQ do Kylix2, cuja URL passei
acima.

-------------------
The Kylix Open Edition ships with CLX libraries licensed under the GPL
license. As such, any applications that are built with a CLX library must
make their sources freely available and distribute them under the terms of
the GPL license as well. For example, any application built with the Kylix
Open Edition must link to the BaseCLX library and will therefore be bound
to the GPL.

Futhermore, the Open Edition IDE End User License Agreement (EULA) also
requires that any software developed with Kylix Open Edition must be
released to the general public under the terms of the GPL. Any other use
of Kylix Open Edition IDE would be in legal violation of the license
agreement.

--------------------

>=20
> Entretanto vi que a FreeCLX =E9 GPL e n=E3o LGPL. Isto faz com que os=20
> programas que utilizarem a FreeCLX devam ser livres.
>=20
> S=F3 posso dizer o seguinte: =E9 rid=EDculo, uma IDE propriet=E1ria impor=
 que os=20
> programas produzidos com ela sejam livres.
>=20
>=20

Para isso eles lan=E7am a seguinte questao:

Estenda e customize a estrutura da CLX(TM) colaborando com a Borland no
projeto open source da FreeCLX.=20

Blz ? Consegui Ricardo. :)

[]'s
Emerson