[GUFSC] Lazarus

Ricardo Grutzmacher grutz@terra.com.br
Tue, 23 Jul 2002 20:47:33 -0300

> O Kylix Open Edition é FREE, mas nao eh open-source, ou seja, a Borland
> nao disponibiliza o fonte dele, mas vc tbm nao paga nada por ele.

Isto ainda não resolve a confusão. O que você quer dizer com FREE? Neste
contexto é muito confuso.

Free é uma palavra inglesa que possui dois significados legítimos
bastante utilizados. Um significado é ``Grátis'' outro é ``Livre''. Toda
vez que alguém usa o termo ``Free'' para caracterizar o software está
causando confusão. Nós brasileiros somos muito sortudos pois a língua
portuguesa não tem este problema. Para nós Grátis é Grátis e Livre é
Livre. Procure  usar estes termos em Português e evite mal entendidos.

Outra coisa, OpenSource não é sinônimo para Livre. Software Livre é um
termo consagrado, muito bem definido e utilizado veja:
http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html .

Open Source por outro lado é um termo mercadológico feito para gerar
confusão. Não existe consenso a respeito do que significa OpenSource.
O termo em si é muito mais traiçoeiro que ``Free Software''. OpenSource
dá apenas a idéia de que o código fonte está disponível o que é uma
questão muito diferente de ``liberdade''!

Evite o termo OpenSource, use o termo ``Software Livre'', em português.
Leia a definição de software livre para não caracterizar incorretamente
um software livre.

Finalmente se você afirma que o código do Kylix não está disponível
então ele não pode ser um software livre, pois duas das quatro
liberdades necessárias para um software ser livre exigem o código fonte.
Veja que o código fonte não é a questão do software livre mas sim um
pré-requisito para que as liberdades 1 e 3 sejam efetivas na prática.

Conclusão: o Kylix Open Edition é um *software proprietário grátis*.

> Traduzindo o FAQ: "A IDE e o compilador Kylix, nao sao desenvolvidos ou
> distribuidos sobre a licenca Open Source."

Que licença Open Source?
Se não existe consenso a respeito do significado de Open Source como
vamos saber se a licença é Open Source ou não?
Prefira usar o termo ``licença livre'' ou eventualmente ``compatível com
GPL'' para licenças com copyleft.

> [...]
>
> Vamos lah...
>
> O Kylix Enterprise e o Professional usam a biblioteca CLX da Borland, já o
> Kylix Open Edition usa a biblioteca CLX do projeto FreeCLX, que eh um
> projeto Open Source da CLX (Component Library for Linux) da Borland, onde
> a propria Borland ajuda.
>
> Com isso, o Kylix Enterprise e o Professional podem ser utilizados para
> desenvolver aplicacoes open source, ou aplicacoes comerciais, jah o Kylix
> Open Edition nao, eh soh pode ser utilizado para desenvolver aplicacoes
> Open Source, que deverao ser distribuidas sob a licenca GPL.

O texto que eu achei em: http://www.borland.com/kylix/open/index.html

Borland Kylix 3 Open Edition delivers an integrated ANSI/ISO C++ and
Delphi language solution for building powerful open-source [free
software] applications for [GNU/]Linux, licensed under the GNU General
Public License.

Não afirma claramente que é obrigatório que o programa seja livre.

Entretanto vi que a FreeCLX é GPL e não LGPL. Isto faz com que os
programas que utilizarem a FreeCLX devam ser livres.

Só posso dizer o seguinte: é ridículo, uma IDE proprietária impor que os
programas produzidos com ela sejam livres.

At.

Ricardo.