[GUFSC] Lazarus

Ricardo Grutzmacher grutz@terra.com.br
Tue, 23 Jul 2002 13:21:46 -0300

> Existem 3 versoes do Kylix:
>
>  - Enterprise
>    * Versao Comercial
>    * Versao FULL, cheia das coisas.
>
>  - Professional
>    * Versao Comercial
>    * Nao possui tantos "componentes".
>
>  - Open Edition
>    * Versao FREE, Open. :)

O que você quer dizer com isso??
Livre? Grátis? O que é Free para você? O que é Open?

>    * Possui somente os componentes basicos, mas assim como nas outras
>      versoes, eh possivel "comprar" componentes de terceiros, ou da
>      propria Borland e instalar nela.
> ==>* Estah sob a GNU General Public License. <==

Você poderia confirmar de onde você obteve esta informação.
A propaganda da Borland não é clara e nunca encontrei uma referência
clara que me convencesse a respeito da licença do Kylix.

Do outra maneira nunca soube de alguém distribuindo o código fonte do Kylix.

Até onde tudo indica, Kylix Open Edition é um software proprietário, grátis.

> Os codigos gerados por qq uma dessas versoes pode ser utilizado no Delphi
> 6 sem problemas, e vice-versa, isso se as aplicacoes desenvolvidas no
> Delphi 6 utilizem a biblioteca CLX (biblioteca open-source FreeCLX).

Você poderia indicar o link para esta biblioteca?

> A linguem por tras dessas IDE eh o Object Pascal (a Borland eh a
> proprietaria).

Entretanto a especificação Object Pascal é liberada de tal forma que
outros possam criar compiladores para Object Pascal como é o caso do
Lazarus/FreePascal.

> Jah o Lazarus eh:
>  - Uma IDE Open-source
>  - Estah sob a GNU GPL
>  - Utiliza o Free Pascal (q tbm eh GNU GPL)
>
>  E ainda, alguns codigos do Delphi/Kylix podem ser portados para ele sem
> problemas, pelo menos eh oq eles dizem :).
>  Mas ainda trata-se de um projeto que ainda estah sendo iniciado, e
> com isso, nao eh muito interessante adota-lo como a sua IDE, eu optaria
> pelo Kylix Open Edition.

Certamente Delphi e Kylix devem ter uma qualidade técnica muito superior
ao do Free Pascal e Lazarus, entretanto a vontade de usar o Lazarus/Free
Pascal é a busca pela liberdade no uso do software. Kylix, a não ser que
seja realmente comprovado o contrário, é software proprietário e não
serve para nossos propósitos.

 > A versao Open Edition do Kylix soh pode ser utilizado
 > no desenvolvimento de aplicacoes open-source sob a licenca GPL.

Mais uma vez eu gostaria que você confirmasse onde está esta afirmação.

Se ela for verdadeira então o Kylix realmente não é software livre, pois
um software livre deve permitir que você produza software proprietário
com ele. O GCC por exemplo é utilizado muito para gerar programas
proprietários. Esta restrição é incompatível com a GPL/LGPL.

At.

Ricardo.