[GUFSC] Emacs e detalhes

Ricardo Grützmacher grutz@terra.com.br
Thu, 18 Jul 2002 16:05:32 -0300

>     Ricardo> A justificativa que eu entendo para este ponto seria que
>     Ricardo> os aspectos não triviais são aqueles que realmente
>     Ricardo> mostram o poder de uma ferramenta livre. Um exemplo de
>     Ricardo> aspecto não trivial seria a correção ortográfica em tempo
>     Ricardo> real do EMACS
>
> Depende do que se entende por "tempo real". Em princípio dá para mostrar.

``Tempo real'' no sentido não formal, não rigoroso. Algo como durante a
digitação como se instantaneamente.

>     Ricardo>  ou ainda o recurso de dicionário em tempo
>     Ricardo> real do EMACS.

Aqui o erro foi meu. Não tem nada a ver ``tempo real'' no dicionário.
Seria um dicionário in-line, ou um plug-in de dicionário, sei lá...

> Outra vez o conceito de tempo real. Talvez nao estejamos pensando na
> mesma coisa. Uso o dicionario e o corretor ortografico mas nao em
> tempo real ie eu chamo qdo preciso estas alternativas. Eh um tanto
> diferente do corretor ortografico do Word que poe uns simbolos
> engracados em baixo das palavras que ele considera errados e pede
> correcao o tempo todo de palavras como "para" e "por".

No caso do corretor ortográfico, segundo o Prof. Frölich, existe uma
maneira de fazê-lo funcinar durante a digitação.

> Se for para mostrar funcionalidades creio que poderia faze-lo. Jah
> ensinar a instalar para cada arquitetura ou distribuicao e cada nuance
> jah nao sei...

Isso realmente precisa ser pensado o que fazer.
Mas colocar um .el no lugar certo e editar o .emacs para ativar uma
funcionalidade isto é possível mostrar!

Sds.

Ricardo.