[GUFSC] [Fwd: [Ine5319-0532] Together 6.0]

Ederson Torresini gufsc@das.ufsc.br
Fri, 20 Dec 2002 15:19:48 -0200 (BRST)

	Ricardo, calma bicho. Eu vim pra ajudar... :)

> Acho que isto acontece muitas vezes pois existem muitos softwares e nós
> somos poucos usuários, além disso acho que ninguém aqui é desenvolvedor
>   de um grande pacote de software livrenos. Isto faz com que quando
> achamos algum software livre nós simplesmente usamos e não perdemos
> tempo dizendo ``ah, esse software tem uma interface que é um lixo'',
> ``ah, é muito difícil de usar''.

	Penso não somente em bons usuários, mas toda e qualquer pessoa que
possa usar um computador. Se pode usar um computador, por que não usar
software livre? Esqueçam os vícios de uso de um Microsoft (arrastar,
Ctrl+C e Ctrl+V). Não gostaria que os softwares tivessem mais cores, mais
atrativos, o que quero dizer é que a ferramenta "computador" é de difícil
acesso ainda, e nesse caso vejo o software livre muito mais acessível que
o comercial, com muito mais liberdade de escutar os usuários e fazer
adaptações e melhorias.

> Se você considera assim a questão não posso mudar a tua opinião, mas
> peço que as discussões sobre softwares proprietários sejam feitas em
> outras listas. Ninguém está aqui para ser convencido a abrir mão da
> liberdade para usar um software proprietário.

	Ricardo, dependendo do problema encontrado, da situação em que se
deve aplicar uma solução ou software, reafirmo que softwares livres não
são 100% a melhor escolha. Há casos, sim, em que softwares proprietários
são melhores. Essa alienação é que não deve acontecer: de que os softwares
livres são melhores sempre (pensar assim é mais comum do que parece).
	E nesses pontos onde os comerciais têm vantagem é que podem
aparecer alternativas livres. Ao contrário do que foi entendido, não
defendo esse ou aquele. Muito pelo contrário, tendo essa visão mais global
é que pode-se vislumbrar novos softwares livres, melhores do que já
existe hoje (comercial ou não)...

> O problema colocado deste ponto de vista é das empresas que desenvolvem
> software livre que como parte de um negócio.

	Por que só dessas empresas?

> Mas então a atitude correta seria postar na lista uma mensagem dizendo
> que alguém tem determinado software _proprietário_ X que tem
> funcionalidade xxx que não está presentes no software _livre_ Y que
> muitos estão usando. Daí seguiria uma sugestão que algum de nós
> programasse uma funcionalidade yyy no Y, análoga a xxx do X. Entretanto
> não foi com esta moral que o assunto foi abordado.

	Bom, como eu não uso essas ferramentas, se alguém conhecer o
Together e outras soluções livres, por favor divulgue as diferenças -
acho que assim teremos a devida contribuição.

> Acho ótima a idéia de colaborarmos com os projetos de software livre ou
> mesmo iniciar um próprio. Se você puder colaborar neste sentido seria ótimo.

	A minha contribuição tem sido mais com bugs do OpenBSD. Além
disso, acho que 99% das pessoas programa melhor que eu. Eu prefiro
divulgar o software livre, defender a sua bandeira, do que programar.
Rende mais. Se precisarem, só chamar.

> Aproveitando gostaria que os desenvolvedores de software livre se
> manifestassem na lista para sabermos com quem poderíamos contar numa
> eventual necessidade. (Informem seu preço e disponibilidade também)

	Há algum grupo aberto desenvolvedor de software livre no Estado?
Que reúna programadores com esse objetivo? Normalmente há grupos de
programadores que se conhecem em laboratórios, etc. Mas há algum de âmbito
maior?

> [...]
> simplesmente não vai poder fazer aquilo. É uma questão de aceitar a
> diferença. Ou então virar desenvolvedor e fazer as modificações desejadas.
>
> Como desenvolvedor de software livre acho que é provável. A idéia na
> verdade é pegar os bons exemplos para fazer um software melhor. Não
> interessa se é software livre ou proprietário. Entretanto copiar
> funcionalidades de um software proprietário para ser perigoso pois ele
> pode ter funcionalidades patenteadas como o caso antigo do recálculo em
> ordem natural nas planilhas eletrônicas.

	Bom, chegamos onde eu queria. A falta de visão da maioria das
pessoas da área, digo isso da informática como um todo, é que ainda se
desenvolve software para o computador, não para  o usuário. Não estou
fugindo do assunto, estou é dizendo que software livre é feito por
pessoas, podendo ser para as pessoas. Softares comerciais conseguem o
mesmo? A limitação que essa última tem é que a mantém assim.
	Sabendo não o que os softwares possuem, mas o que as pessoas
QUEREM, faremos assim softwares melhores para elas.

> PS: Você sabe o que é luxúria? Acho que você acabou dando um sentido
> muito louco para esta frase.

	Se entender luxúria como libertinagem numa conotação sexual, vai
achar louco mesmo. Mas se entender luxúria como libertinagem sendo uma
devassidão de princípios, pode-se dar um sentido de corrupção de atos e,
consequentemente, abuso de direitos, perversão, etc.

--

	Ricardo, e sejamos sinceros: eu não vim aqui pra medir forças...

	Quando eu entrei na lista de OpenBSD houve o mesmo caso: se eu não
adotasse a postura comum do grupo, era excluído. A lista de *discussão*,
na minha opinião, é para isso: discutir. Software livre é bom? Muito,
tanto é que eu só uso isso hoje. Mas ele tem falhas, como todos têm. E não
quero que isso passe em branco. Administrando redes, percebo que as
pessoas não usam software livre porque têm medo, receio, etc. Falta
divulgação, acessibilidade? Sim. Mas falta também a abertura de grupos de
usuários de software livre em mostrar as suas vantagens.

	Conversando com um sociólogo daqui da UFSC, ele fez um paralelo
dos usuários do software (livre|comercial) e dos (negros|brancos). Pior
que a discriminação explícita, é a discriminação implícita.

	Gostaria de permanecer na lista, discutindo, contribuindo, até
reclamando. Gostaria de ter essa liberdade de expressão. Se posso escolher
o software, por que não posso dizer o que penso?

Grato, Ederson