[GUFSC] [Fwd: [Ine5319-0532] Together 6.0]

Ederson Torresini gufsc@das.ufsc.br
Thu, 19 Dec 2002 11:48:36 -0200 (BRST)

On Wed, 18 Dec 2002, Ricardo Grützmacher wrote:

> Olá Marcos,
>
> Agradeço sua colaboração entretanto chamo a atenção que esta lista não
> trata de softwares proprietários, portanto sugiro que não publique mais
> ofertas de softwares proprietários.
>
> Talvez a lista que se interesse por softwares proprietários para
> sistemas GNU seja a Linux-L da INF.

	Ricardo, concordo contigo que oferta de software proprietário,
aqui nessa lista, não se enquadra.
	Mas o que tenho percebido é que não tem se discutido a usabilidade
e a qualidade do software livre. Assim como ele vantagens, também tem
desvantagens. Não podemos jamais cair na alienação do software livre como
a melhor solução para todas as situações. Embora o custo, a acessibilidade
ao código-fonte e uma vasta rede de programadores pelo mundo (testando
inclusive os softwares) sejam pontos fortíssimos para a disseminação e
ampla utilização de SOs como o Linux, o mercado não fica à espera para
reagir com melhores serviços ou produtos. O Together, como foi comentado,
é proprietário, mas pode ser (não conheço) muito bom. Não seria o caso de
ver o que ele tem de interessante, por exemplo? Se ele for bom, por que
não montar um grupo de desenvolvedores catarinenses - já que SC é
referência de software no Brasil - para desenvolver uma solução livre (e
melhor)?
	O OpenOffice, dissidente do StarOffice, veio como uma solução
livre - alternativa ao que já existia de comercial. Acredito que tenha
partido como resposta ao Microsoft Office e depois ao próprio StarOffice,
certo?
	Houve, sim, um engano, ao incluir livre com proprietário. Mas será
que não estamos perdendo alguma coisa simplesmente ignorando os softwares
proprietários? Antes ficar perto do inimigo que não saber onde ele está...
	O tio Bill não se mantém no seu trono de luxúria ficando de costas
para os outros...

Grato,
Ederson