[GUFSC] adicionando HD "escravo" no debian

Rafael R Obelheiro gufsc@das.ufsc.br
Wed, 11 Dec 2002 17:36:30 -0200

Oi Alexandre,

On Tue, Dec 10, 2002 at 03:31:51PM -0200, Alexandre Campos wrote:
> [...]
> quero adicionar um HD escravo. Depois de criar um diretorio
>    /escravo (no root), faço o fdisk:
>
> fdisk /dev/hdb
>
> e o deixei com uma so partição de tipo "linux" (não ext2 ou elas são a
> mesma coisa ?) , não "bootable", nada de "flags" nem de "labels", na
> sequência tentei montar:
>
> mount -t ext2 /dev/hdb /escravo
>
> mas o sistema acusa quen não pode encontrar o filesystem ext2 no dev
> IDE0, ou que o mount tem um tipo de fs, opção ou superbloco errado ou
> que existem muitos file systems montados.

Se voce so' criou uma particao, esta deve ser /dev/hdb1. Falta ainda
criar um sistema de arquivos ext2 nesta particao. Veja mkfs(8).

> 2.
>
> Dado que precisei da conexão "slave" do "flat cable" para conectar o
> segundo HD, tive que soltar o CDROM, mas na placa de som Sound Blaster
> 16 (já configurada) existe uma saída IDE, mas não sei como fazer a
> montagen do CDROM nesta nova IDE, dado que na inicialização o sistema
> não detecta o CDROM embora detecta a placa de som.

Voce conectou o drive na interface IDE da placa de som? Ele esta'
"jumpeado" como master? Eu costumava usar assim no meu 486 e nao tinha
problemas.

Um abraco,
Rafael.