[GUFSC] Mozilla

Ricardo Grützmacher gufsc@das.ufsc.br
Wed, 04 Dec 2002 07:52:08 -0200

> 	Esse negócio de compilar pra otimizar pode ser muito ruim.. você tem
> que baixar vários pacotes, acaba espalhando arquivos pelo seu disco sem
> tanto critério quanto um bom sistema de empacotamento... É pior pra
> atualizar...  Fora que, por falta de conhecimento, podemos retirar
> funções que podem ser importantes mais tarde.

Não é verdade se você usa debian! Também acho que não é verdade se você
usa Gentoo (baseado em ports) ou uma distribuição baseada em rpm.

No Debian para recompilar o mozilla basta fazer o seguinte:

# apt-get build-dep mozilla

Para instalar todas as dependências necessárias para recompilação do
mozilla.

# apt-get source mozilla

Para baixar o source para o diretório atual.

Assim que baixado você terá os três arquivos necessários para
recompilação (tar.gz, dsc, diff) e o diretório mozilla-<release> já
criado a partir da descompactação do arquivo .tar.gz

Edite o arquivo mozilla-<release>/debian/rules alterando as diretivas de
compilação. Tipicamente mexer nos --enable do configure.

Finalmente no diretório mozilla-<release> digite:

# debian/rules binary

Pronto. Um .deb será criado compilado especificamente do jeito que você
gosta.

Este .deb está pronto para substituir o .deb que você tinha instalado
direto do mirror debian.

Este processo não gera lixo nenhum. Todos os fontes ficam neste
diretório e você mantém o controle dos programas via gerenciador de pacotes.

> 	Eu enviei pra um cara uma figura PNG (formato muitíssimo comum,
> especialmente na internet).  E ele me falou que não tem nada que suporte
> esse arquivo.  Eu fiquei espantado... ok, eu aceitaria ele não ter
> mozilla, ou konqueror.. sei lá, só blackbox e lynx.. perguntei se tinha
> Gimp, disse que sim.  Mas disse que o Gimp dele não abre PNG.  Ele
> compilou desabilitando...

Erro fatal dele. Você não tem que se incomodar com isto PNG é padrão
como TeX. Todos podem entender desde que queiram.

At.
Ricardo.